No Jardim Nova Esperança, Mutirão atende população das regiões Noroeste e Oeste

Desde às 8 da manhã, estantes concentram atendimentos de todas as pastas da Prefeitura de Goiânia até as 17 horas deste sábado. Os serviços continuam no domingo

O segundo Mutirão da Prefeitura Goiânia deste ano concentra os atendimentos da administração municipal no Jardim Nova Esperança, região Noroeste da Capital. Desde as 8 horas de hoje, 21, os moradores locais, e também da região Oeste, buscam serviços de saúde, emissão de documentos, assistência social, educação, cartório, finanças e muitos outros. Os trabalhos seguem até as 17 horas deste sábado e continuam no domingo, das 8h30 ao meio dia.

Após abertura oficial do evento, o prefeito Iris Rezende visitou os estantes,conversou com servidores e atendeu à comunidade presente. À imprensa, ele destacou a estrutura que a cidade já conta na área de educação, saúde e outros setores, explicando que e o foco da administração é aperfeiçoar os atendimentos em todas as regiões de Goiânia. “Admitimos mais de 600 médicos e temos 193 equipes de Saúde da Família para visitar as casas, para citar alguns exemplos”.

Iris afirmou ainda, aos jornalistas presentes, que ‘centenas e centenas de pessoas saem daqui [Mutirão] com seus problemas solucionados; é a Prefeitura indo até onde está o povo. O Mutirão é isso, o poder se deslocando para o meio do povo para ouvir e resolver as demandas dos cidadãos”.

Aparecida Batista, moradora da Vila João Vaz, ficou sabendo do Mutirão da Prefeitura nesta semana e veio aproveitar os serviços de saúde. Enquanto aguardava atendimento oftalmológico, ela procurou orientações sobre o tratamento para diabetes pelo SUS em Goiânia.

Quatro oftalmos atendem a demanda no local e a expectativa é de que 350 pacientes passem pelo consultório montado no Mutirão. Os pacientes que possuem problemas como cataratas, estrabismo e glaucoma estão sendo encaminhados para tratamento. Além disso, na área da saúde a população tem acesso a teste de glicemia, aferição da pressão arterial, prevenção de câncer de boca e de mama, eletrocardiograma, risco cirúrgico com cardiologista, agendamento de exames e consultas com nutricionista e dentista.

A residente do Jardim Nova Esperança Maria Gil Lima aproveitou diversos serviços logo cedo. ‘Eu gostei muito de Goiânia, viu? Moro aqui há 5 anos, sou do Pará. Essa é minha primeira vez num Mutirão e hoje já fiz várias coisas. Fiz o Minha Casa, Minha Vida, medi pressão, glicemia, está tudo bem! Minha filha vai fazer exame de vista daqui a pouco e está agora fazendo carteirinha de estudante dos meus netos. Está ótimo aqui!’, conta, satisfeita, Maria Gil.

No estande da Educação e Esporte, as crianças participam de brincadeiras dirigidas, como a Pescaria Matemática e o Acerte o Palhaço. Há também sala de leitura para as crianças e atendimento à solicitação de vagas e matrícula online na rede municipal de educação.

Mayara Chagas, da diretoria de Jornalismo

Fotos: Paulo José

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *