Guarda Civil Metropolitana intensifica segurança das escolas nas férias

Operação Férias teve início no último dia 26 de junho e conta com o apoio da população para receber denúncias

Visando a conservação da infraestrutura das unidades educacionais da Prefeitura de Goiânia, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) intensificou o trabalho de vigilância dos prédios públicos neste mês de julho. Balanço parcial da Operação Férias divulgado pela corporação nesta quarta-feira, 18, aponta que houve redução no número de invasões em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Em 2018 foram registrados 10 ocorrências, enquanto que no mesmo período do ano anterior foram verificados 26 episódios de depredação ao patrimônio público.

Para garantir mais segurança nas unidades da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), 200 guardas trabalham diariamente na operação. O coordenador da iniciativa, Wellington Paranhos, explica que a GCM utiliza viaturas e rádios comunicadores no trabalho de prevenção. ‘O nosso objetivo é resguardar o patrimônio da cidade para que os alunos da rede municipal possam ser bem recepcionados no próximo semestre letivo’, pontua.

A operação teve início no último dia 26 de junho e segue até o fim das férias. De acordo com o comandante da GCM, inspetor José Eulálio Vieira, os resultados positivos são possíveis porque a população é participativa e realiza denúncias no 153. ‘Estamos disponíveis 24 horas, inclusive aos finais de semana, para receber as denúncias e averiguar as situações. Essa parceria entre o poder público e a sociedade está contribuindo para reduzir o número de ocorrências no período de recesso escolar’, destaca.

Além da atuação dos guardas civis, a operação conta com o apoio da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Central das Unidades de Comando Regionais (UCRs) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo, e Luiz Galvão, da editoria de Segurança

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *