Goiânia supera meta em vacinação contra gripe

Cerca de 470 mil pessoas foram imunizadas e a cobertura atingiu valores satisfatórios em todos os grupos prioritários

A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi superada na Capital. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), imunizou 121,13% do público-alvo previsto pelo Ministério da Saúde. Taxa da capital corresponde a cerca de 470 mil pessoas. Todos os grupos prioritários superaram a cobertura, que é de 90%. O resultado é considerado satisfatório, já que a vacina contribuiu para redução das notificações de casos de H1N1 no município.

Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira, 28, pela superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim. O grupo dos doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais (170,95%) foi o que atingiu maior cobertura, seguido dos professores (134,05%), trabalhadores da saúde (133,05%), idosos (127,90%), crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos (106,26%), mulheres que deram à luz recentemente (93,55%) e gestantes (90,77%).

‘Os dados são extremamente positivos e mostram que atingimos uma cobertura satisfatória’, destacou Flúvia Amorim. Diante do aumento das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Goiânia e Goiás solicitaram ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha contra a gripe, que se iniciou em 13 de abril.

Próxima ações

Com a chegada do período de férias, a SMS orientou que é um bom momento para que a população procure um dos postos de saúde para atualização do cartão de vacinas. ‘Para quem vai viajar é importante verificar se o documento está atualizado. Para viagens nacionais é preciso ficar atento à proteção contra o tétano, difteria e febre amarela e para as internacionais é necessário emitir o cartão internacional de vacinação’, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS.

Para agosto está prevista a campanha de multivacinação contra Poliomielite e sarampo. Já em setembro deve ocorrer a imunização contra HPV para adolescentes nas escolas. O dia ‘D’ da vacinação antirrábica animal está programado para o dia 22 de setembro.

Pedro Ferreira, da editoria de Saúde

Foto: Divulgação

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *