Grupo de atletismo da Praça de Esportes do Pedro Ludovico participa de corrida em Curitiba

Turma comandada por professora da rede municipal de ensino possui cerca de 60 alunos

A turma de atletismo da Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico está a todo vapor. O grupo, que é comandado pela professora Rosemeire de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), participará do Circuito A. Yoshii Running, na cidade de Curitiba, no Paraná.

Ao todo, cerca de 60 adultos fazem parte do grupo, dos quais 11 viajarão para a cidade sulista para disputar a corrida. A professora Rose, como é chamada, conta que não é a primeira vez que o grupo sai do estado para participar de corridas e que, constantemente, os alunos sobem no pódio.

Os treinamentos da turma acontecem às segundas, quartas e sextas, a partir das 8h. Atualmente, estão sendo realizados no Parque Areião, já que a Praça de Esportes está sendo reformada. A variedade de profissões e as idades dos componentes do grupo chamam a atenção: há comerciantes, enfermeiras, donas de casa, arquitetos e advogados, que em sua maioria são maiores de 50 anos.

A professora conta que, além da corrida, o grupo vai participar de atividades de lazer e turismo na capital paranaense, que incluem visitação de pontos turísticos e passeio de trem. Rose explica, ainda, como foram os treinos de preparação para a competição, que tiveram como objetivo a melhora dos tempos de cada um.

“O treinamento foi todo voltado para a prova, trabalhamos nas últimas competições em Goiânia em cima dos tempos. Durante a semana, temos quatro treinos aeróbios de corrida, treino funcional para fortalecimento da musculatura, treinos intervalados entre mais curtos e mais longos, objetivando a melhoria no cronômetro”, falou.

Quem está entusiasmada com a corrida é a representante comercial Leila Peres, de 51 anos. Aluna na Praça de Esportes há dois anos, ela conta que é a primeira vez que sai do estado para competir e que a expectativa é a de que consiga abaixar seu tempo no percurso.

“É a primeira vez que saio do estado para correr. Estou tranquila e feliz, na expectativa de que vou conseguir abaixar meu tempo, vou correr 10km. A preparação está intensa, estamos intercalando corridas mais curtas, de modo que consiga melhorar o tempo. Estamos com muita dedicação e expectativa de conseguir subir ao pódio”, disse.

O grupo e a professora Rose viajam na quinta-feira, 21. Na sexta-feira vão fazer um passeio de trem até a cidade de Morretes, no sábado tem visitação em pontos turísticos e domingo de manhã acontece a corrida, na Praça Espanha. O retorno à Goiânia é também no domingo.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *