Atendimentos oferecidos pelo Sine podem ser feitos pelo app do Ministério do Trabalho

Unidade da Prefeitura ressalta que ferramenta dispõe de vários serviços, sendo opção que elimina necessidade de deslocamento à sede no Parthenon Center

As informações de emprego em Goiânia podem ser acessadas de forma prática e rápida. Basta que o interessado utilize o aplicativo Sine Fácil, lançado em maio de 2018 pelo Ministério do Trabalho (MTb). Por meio da ferramenta, o cidadão pode atualizar seu cadastro, procurar vagas de emprego, agendar entrevistas e acompanhar a situação do seguro-desemprego.
“Inclusive, todas as oportunidades divulgadas diariamente pelo Sine Municipal estão disponíveis neste app. Elas podem ser checadas em qualquer local e horário”, explica o gerente de Relações e Encaminhamento ao Mercado de Trabalho, Diego Nunes, que ainda informa como acessar o aplicativo pela página da Prefeitura. “Pelo www.goiania.go.gov.br, a pessoa clicará para entrar no site, selecionará a página Trabalho, Emprego e Renda, que se encontra no rol de secretarias e órgãos. Assim que aberta, a pessoa já visualiza o botão do Sine Fácil e encontra o link do aplicativo”.
O uso da ferramenta é bem simples, sendo feito a partir de dispositivos conectados à internet. Inicialmente, é preciso ir ao Sine Municipal, localizado no Edifício Pathernon Center, Setor Central de Goiânia, e efetivar o cadastro que irá gerar a senha de acesso individual. Outra alternativa para fazer o cadastramento é o Portal Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/), também disponibilizado pelo Ministério.
Ao finalizar o cadastro e já com a senha garantida, o próximo passo e baixar, gratuitamente, o aplicativo na loja virtual, disponível no celular ou tablet. Concluídas as etapas, o usuário pode acessar todo o conteúdo oferecido na ferramenta, checando quais são as vagas disponíveis que se encaixam com o perfil cadastrado e a região selecionada, informações sobre abono salarial, acompanhamento do seguro-desemprego pago e vínculos empregatícios.
Além de beneficiar pessoas que estão desempregadas ou buscam uma nova colocação no mercado de trabalho, o aplicativo também contempla empregadores. Por meio da ferramenta, eles têm acesso aos recursos humanos disponíveis, podendo averiguar currículos e habilidades profissionais dos candidatos e consultar as entrevistas agendadas.
Unidade
O Sine Municipal é uma unidade gerenciada pela Prefeitura de Goiânia; por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), via Diretoria de Atendimento ao Trabalho; e desenvolve atividades com recursos do Ministério do Trabalho (MTB). Local é responsável por fazer a intermediação entre empregador e empregado, oferecendo alternativas de emprego para quem tem acima de 18 anos.
Além de fazer essa ponte entre empregado e empregador, o Sine Municipal também confecciona carteiras de Trabalho. A entrega é feita em tempo recorde, leva apenas cinco dias entre o pedido do documento e entrega ao solicitante.
Luciana do Prado, editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *