Décima edição do Integra promove ações de Saúde na região Noroeste

Secretaria de Saúde de Goiânia esteve presente com médicos de várias especialidades. O acesso foi gratuito e mobilizou a população da região Noroeste da Capital

Neste sábado, 16, foi realizada a 10ª edição do Integra, que reuniu instituições, empresários e população da região Noroeste da Capital. A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), por meio da Maternidade Nascer Cidadão e do Cais Cândida de Morais, foi parceira da ação. Diversos serviços de saúde foram disponibilizados das 8h às 13h para quem passou pelo Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom), no setor Santos Dumont.

Segundo o coordenador multidisciplinar da Nascer Cidadão, José Ismariano, os serviços oferecidos no evento visam a promoção e prevenção em saúde. “O Integra aproxima a comunidade das entidades públicas”, explicou. Já para a coordenadora técnica do Cais Cândida de Morais, Márcia Cristina Andrade, a iniciativa é importante para auxiliar na detecção precoce de doenças, como o câncer, hipertensão arterial e diabetes.

Entre os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Goiânia, a população pode se consultar com clínico geral, dermatologista, pediatra, ginecologista e nutricionista. A população também pode aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia.

Dona Ranulfa Borges Santana, 72 anos, moradora do Nova Esperança , aproveitou para entregar exames. ‘Eu fiz mamografia, exames de prevenção de câncer de útero, sangue e urina, achei mais fácil mostrar os resultados hoje aqui para o médico’, comentou satisfeita.

Já dona Aparecida de Brito, 62 anos, também moradora do Nova Esperança, procurou assistência jurídica e um dermatologista para ver uma verruga no rosto. ‘Estou preocupada porque era só uma pinta e agora virou verruga, tô aproveitando para ver o que dermatologista fala sobre isso’, afirmou a moradora.

Seis tipos de vacinas foram oferecidos durante o evento: Vacina Dupla (dT), Hepatite B, Febre Amarela, HPV, Meningo C e Tríplice Viral. Também foram oferecidos corte de cabelo, atividades culturais e pedagógicas para crianças, adolescentes e comunidade em geral, além gincanas sobre educação no trânsito.

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *