Procon fiscaliza distribuidoras de bebidas na Operação Copa da Mundo

Em uma semana de atividades, já foram apreendidos mais de 800 produtos vencidos, falsificados ou contrabandeados

O Procon Goiânia iniciou na última segunda-feira,11, a Operação Copa do Mundo, que tem como objetivo fiscalizar as distribuidoras de bebidas a fim de verificar os preços praticados, a validade dos produtos e também a forma de armazenamento.

A ação apreendeu até o momento um total de 807 produtos pelas seguintes irregularidades: data de validade vencida, produto falsificado e produto contrabandeado.

Entre os itens aprendidos estão uísque falsificado, cerveja, refrigerantes e energéticos vencidos, cigarros e relógios contrabandeados e embutidos vencidos.

Além de produtos apreendidos, alguns estabelecimentos foram autuados por venda diferenciada de bebida gelada. Nestes casos o órgão orienta que o consumidor exija que seja cobrado o mesmo preço, pois não pode haver diferenciação em um mesmo produto. Se o estabelecimento coloca o produto para gelar, entende-se que é uma cortesia para o consumidor.

Segundo o superintendente do Procon Goiânia, José Alício de Mesquita, o melhor fiscal ainda continua sendo o consumidor. “Se alguém se sentir lesado em alguma transação comercial deve procurar o órgão, localizado na Avenida Tocantins, número 191, no Centro, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou ligar no telefone 3524-2942”, explica.

A ação se estenderá durante toda a competição da Copa do Mundo para coibir preços acima dos praticados pelo mercado.

Roberta Amorelli, da editoria de Defesa do Consumidor.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *