Prefeitura de Goiânia apresenta mudanças no Portal da Transparência

Alterações foram apresentadas na manhã desta quinta-feira, 14, durante workshop de capacitação e treinamento de servidores

Facilidades nos módulos de pesquisas da Folha de Pagamento da Prefeitura de Goiânia, disponibilizada no Portal da Transparência, foram apresentadas na manhã desta quinta-feira, 14, durante a terceira edição do Workshop de Capacitação e Treinamento para os servidores da administração, que visa sanar dúvidas e aperfeiçoar as ações desenvolvidas pelos colaboradores na alimentação do portal.

O evento é promovido Controladoria-Geral do Município (CGM) e Procuradoria-Geral do Município (PGM) e ocorre durante todo o dia de hoje no sexto andar do Paço Municipal. Na abertura do evento, que foi divido em dois períodos, a parte da manhã foi dedicada aos titulares das pastas que compõem a estrutura administrativa do Município e no período vespertino aos servidores das secretarias que alimentam o Portal da Transparência, o responsável pela CGM, Juliano Bezerra, apresentou as inovações nas buscas da Folha de Pagamento da administração.

“Antes, o acesso se dava via um arquivo de PDF e dificultava o acesso aos dados, mas agora nós vamos disponibilizar as informações da folha de uma forma mais moderna e facilitada”, citou Juliano, acrescentando que até em agosto o portal contará com alterações nas buscas dos módulos das receitas, despesas e contratos firmados com a Prefeitura de Goiânia. “O workshop é mais uma oportunidade que possibilita aos servidores o intercâmbio de informações, além da melhoria na aplicação e fiscalização dos recursos públicos no âmbito do município”, ressalta.
Servidor da Controladoria-Geral da União (CGU) Dalton Rocha Pinheiro

Conforme intenção do Workshop, a cada edição uma instituição de controle é convidada para expor experiências e mostrar as habilidades desenvolvidas nas esferas abordadas. Desta vez, por exemplo, o servidor da Controladoria-Geral da União (CGU) Dalton Rocha Pinheiro e o promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) Bruno Barra vão relatar sobre a importância da alimentação dos portais de transparência dos munícipios.

A Lei de Acesso à Informação (LAI), conforme os expositores, veio para facilitar e deixar as contas públicas mais transparentes possíveis. “Por isso que a modernização e a facilitação são sempre salutar”, disse Dalton Rocha ao analisar solicitações feitas por cidadãos ao Portal da Transparência da Prefeitura de Goiânia. O expositor abordou, na visão da CGU, os aspectos jurídicos da LAI, com ênfase nas obrigações e na responsabilização de cada ente para o cumprimento da legislação.

Sobre o aperfeiçoamento dos servidores, o secretário municipal de Governo, Paulo Ortegal, que representou o prefeito Iris Rezende no evento, lembrou que resultado do workshop é a realização de um trabalho desenvolvido de forma clara, otimizando as ações e avaliações dos processos que tramitam entre os órgãos da prefeitura. “A sociedade precisa ter acesso aos dados da administração e, com isso, estamos trabalhando para melhorar o ranking da transparência entre as capitais e aperfeiçoar os nossos dados que estão sendo disponibilizados”, ressaltou.

Já a procuradora-geral do Município, Anna Vitória Gomes Caiado, relatou que as capacitações estão sendo periódicas e que a prestação de serviços de qualidade à população é o foco do Workshop. A responsável pela PGM acrescenta ainda que o trabalho em conjunto auxilia na melhoria da prestação de serviços. “O avanço das parcerias institucionais acelera o aprimoramento da administração pública nas diversas atividades e garante a necessária interação entre os órgãos de controle interno e externo para melhor atender o interesse público e social, garantindo a legalidade dos atos da administração e cooperando enormemente para assegurar a eficiência operacional e transparência institucional”, afirma.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo
Fotos: Jackson Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *