Seinfra atendeu mais de 80 bairros com a limpeza de bocas de lobo no mês de Maio

Serviços são realizados diariamente, durante todo o ano, e têm a função de evitar acúmulo de lixo e entulho nas bocas de lobo

Durante o mês de maio, mais de 80 bairros receberam os serviços de limpeza de bocas de lobo e de ramais de galerias pluviais. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), pasta responsável pelo trabalho, registrou a limpeza de mais de 2 mil bocas de lobo e 2,5 km de ramais. Mais de 240 toneladas de lixo foram retiradas das bocas de lobo. Somente nos setores Jardim Novo Mundo, Residencial Goiânia II, Bairro Feliz e Setor Sudoeste a Seinfra recolheu 73 toneladas de lixo. Os serviços integram as diversas ações de manutenção e limpeza realizadas pela Prefeitura de Goiânia.

O acúmulo de entulho nas bocas de lobo impede a captação da água da chuva, ocasionando alagamentos e o entupimento das bocas de captação pluvial. O entupimento está diretamente ligado ao descarte irregular de resíduos em ruas e calçadas. O impacto dessa sujeira mostra seus efeitos no período chuvoso. O lixo vai parar nas bocas de lobo, impedindo o escoamento da chuva e a água acumulada invade ruas, calçadas e até residências.

Para evitar os alagamentos, os serviços de limpeza são realizados diariamente, durante o ano inteiro, como prevenção para o período chuvoso. No entanto, a Seinfra ressalta que a população também deve fazer a sua parte. A primeira atitude é não jogar lixo nas ruas e calçadas, pois mesmo os pequenos resíduos, quando acumulados, entopem as bocas de lobo. Entre os detritos mais encontrados nas bocas de lobo estão garrafas pet, embalagens plásticas, pneus velhos, latinhas e sacolas de lixo.

Da mesma forma, móveis, pneus velhos, galhos de árvores e entulhos devem ser descartados da maneira correta. As sacolinhas plásticas, usadas para colocar o lixo, devem ser mantidas em lugares altos e apropriados, como lixeiras. Nesta segunda-feira, 04, os serviços de limpeza de bocas de lobo, com retirada de entulhos, se concentraram no setor Jardim Presidente, Setor Sudoeste, Jardim Alphaville e outros bairros da região sudoeste.

Guilhermino Vieira, da editoria de Infraestrutura e Serviços Públicos
Fotos: Wemersom de Moura

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *