Goiânia integra o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

Compromisso foi firmado pelo prefeito durante celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu no Núcleo Socioambiental do Puama

A cidade de Goiânia, por intermédio de um compromisso firmado pelo do prefeito Iris Rezende, está participando desde essa terça-feira, 5 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, que é a maior aliança mundial entre prefeitos comprometidos no desenvolvimento de ações e iniciativas que minimizam os impactos das mudanças climáticas em suas cidades. Evento ocorreu nesta manhã no Núcleo Socioambiental do Programa Urbano Macambira Anicuns (Puama).

Além da assinatura do Pacto Global, na solenidade também foi assinado pelo prefeito um convênio entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) que vai ajudar no aprimoramento das ações relacionadas a políticas ambientais voltadas ao bem-estar da cidade, além do lançamento do projeto Somos Todos Responsáveis, que tem como objetivo a implantação do Fiscal Mirim de Meio Ambiente.

Após as assinaturas, o prefeito Iris Rezende lembrou que em suas administrações a área ambiental teve destaque e, conforme ele, sempre com foco na qualidade de vida da população. “A questão do meio ambiente é uma preocupação de todos e o tema não deve ser tratado apenas por governos, mas da humanidade”, citou o prefeito ao lembrar que aos poucos o meio ambiente está se contaminando e que indiscutivelmente é preciso uma mudança de comportamento de todos.

“Ao assinar esse pacto e com a presença da UFG e de outras instituições, como o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), a Prefeitura de Goiânia demonstra sua participação e comprometimento com o futuro da cidade e com as iniciativas climáticas e energéticas”, comentou o prefeito ao citar que questões como a destinação corretas dos resíduos sólidos na Capital e também um tema que a gestão está preocupada e está trabalhando para solucionar. “Contamos com o apoio de todos e sabemos que poderemos contar com a cidade para ter o nosso meio ambiente preservado”, concluído.

O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, disse que a Prefeitura de Goiânia ao assinar o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia mostra que a gestão está engajada com a realização de ações comprometidas com iniciativas climáticas e energéticas. Isso é uma necessidade urgente em todos cantos do mundo e, de acordo com ele, a Prefeitura de Goiânia faz a sua parte. Já sobre o convênio com a UFG, Gilberto relatou que Goiânia vai ganhar muito com parceria. “Vamos exercer um projeto de extensão de logística sustentável, que serão desenvolvidas ações de educação ambiental”, citou.

Educação

Cerca de 100 alunos das escolas municipais Francisco Matias, Professor Hilarindo Estevam de Souza e Nossa Senhora Aparecida participaram do evento que lançou o projeto Fiscal Mirim de Meio Ambiente, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), conforme ação do programa “Somos Todos Responsáveis”.

Na ocasião, dois educandos receberam coletes, bonés, bóton de estrela semelhante aos utilizados pelos auditores fiscais de meio ambiente da Amma e um diploma com o título de fiscal e certificados, para atuarem como multiplicadores na unidade educacional. A proposta é que os alunos, com idade entre 6 e 11 anos de idade, sejam incentivados em relação a hábitos e práticas de conservação ambiental. A partir do segundo semestre, serão realizados trabalhos pedagógicos e palestras nas instituições para estimular a reflexão e sensibilização dos alunos quanto à importância de se tornarem adultos atentos e responsáveis acerca da proteção do meio ambiente.

De acordo com o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, a Educação vai além do quadro e giz. “Não podemos perder qualquer oportunidade de formar para a cidadania plena. Quando saímos do banco da escola e conseguimos traçar ações com as crianças, professores e servidores, que vão além do quadro e do giz, estamos formando pessoas que possam cuidar da cidade e herdar o futuro que deixamos”, ressaltou.

Ana Luiza Nascimento dos Santos, 10 anos, aluna do quinto ano da Escola Municipal Francisco Matias, falou da importância da data. “Na escola, estudamos sobre a preservação do meio ambiente fazendo coleta de lixo, separação dos resíduos e muitas outras atividades. Mas todos devem fazer sua parte, não só as crianças, mas também adultos e idosos. Todo mês deveria ter um dia do meio ambiente e não só hoje, para que a população entrasse em acordo e entendesse a importância de manter as ruas, os rios e a cidade limpa, destacou.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo, e Daniela Rezende, da editoria de Educação e Esporte.
Foto: Jackson Rodrigues

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *