Prefeitura celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com ações importantes

No evento, haverá assinaturas do Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia e do convênio com a UFG, além dos lançamentos do Projeto Somos Todos Responsáveis e do Manual do Fiscal Mirim do Meio Ambiente

A Prefeitura de Goiânia, por meio de parceria entre a Agência Municipal de Goiânia (Amma) e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, realiza nesta terça-feira, 05, as assinaturas do Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia e do convênio com a UFG e os lançamentos do Projeto Somos Todos Responsáveis e do Manual do Fiscal Mirim do Meio Ambiente. A data escolhida para o respectivo evento, a ser realizado no Núcleo Socioambiental Puama, localizado na Avenida César Latres, esquina com Rua DI, Setor Novo Horizonte, ocorre no mesmo dia da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebração esta instituída pela ONU em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, ocorrida em Estocolmo. O prefeito Iris Rezende fará a aberura oficial do evento às 8 horas.

O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, diz que “ao assinar o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia, o prefeito Iris Rezende mostra que sua gestão está engajada com a realização de ações comprometidas com iniciativas climáticas e energéticas”. Para Gilberto Neto, “isso é uma necessidade urgente em todos cantos do mundo, e a Prefeitura de Goiânia faz a sua parte”.

Sobre o convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Gilberto Neto aponta que “Goiânia vai ganhar muito com esse convênio, pois a UFG, em parceria com a Amma, vai ajudar no aprimoramento das ações relacionadas a políticas ambientais voltadas ao bem-estar da cidade”.

Entre a programação da solenidade de abertura está também o lançamento do projeto Fiscal Mirim de MeioAmbiente, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), conforme prevê ações do projeto Somos Todos Responsáveis. O evento contará com a presença de 100 crianças do Ensino Fundamental da rede municipal.

A proposta é que os alunos, com idade entre 6 e 11 anos de idade, sejam incentivados em relação a hábitos e práticas de conservação ambiental. Propõe-se também estimular a reflexão e sensibilização dos alunos quanto à importância de se tornarem adultos atentos e responsáveis acerca da proteção ambiental por meio de trabalhos pedagógicos e palestras a serem realizadas nas instituições a partir do segundo semestre.

Neste sentido, um aluno de cada escola que aderir ao projeto será eleito como Fiscal Mirim de Meio Ambiente e receberá boné, minicolete, bóton de estrela semelhante aos utilizados pelos auditores fiscais de meio ambiente da Amma e um diploma com o título de fiscal, promovendo, assim, a compreensão das atividades de fiscalização ambiental para a cidade.

Para auxiliar neste trabalho educativo, será lançado o Manual do Fiscal Mirim de Meio Ambiente. Elaborado com a intenção pedagógica de dar dicas, orientações e ensinar aos alunos, a cartilha foi criada de forma lúdica e divertida, com um personagem que ensina atitudes corretas para a fiscalização e cuidados com o meio ambiente.

“Educação Ambiental é um dos nossos carros-chefes aqui na SME. Acredito que ela auxilia na construção de cidadãos preocupados e mais conscientes quanto às necessidades de preservação do nosso meio ambiente. Já consigo perceber uma maior premência nas questões ambientais e é aí que está o reconhecimento do processo educacional. A escola é o lugar para que as nossas crianças aprendam o quanto é importante valorizar e conservar os nossos recursos naturais”, ressalta Marcelo Costa, secretário de Educação e Esporte.

Lívia Máximo, da editoria de Educação e Esporte, e Sinésio Dioliveira, da editoria de Meio Ambiente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *