Prefeitura entrega dois centros municipais de Educação Infantil

Inauguração oficial dos Cmeis Fabiano de Cristo e Jardim Europa II foi realizada nesta quarta, 30

A Prefeitura de Goiânia inaugurou na manhã desta quarta-feira, 30, dois Centros Municipais de Educação Infantil: Fabiano de Cristo, localizado no Setor Santos Dumont, e do Jardim Europa II. A entrega das unidades aconteceu por meio de ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

A solenidade de inauguração foi realizada no Cmei Fabiano de Cristo e contou com a participação do prefeito Iris Rezende, da primeira-dama Dona Íris de Araújo, do secretário da SME, professor Marcelo Costa, e do secretário da Seinfra, Dolzanan Matos. Além disso, estiveram presentes secretários das demais pastas da administração pública, corpo diretivo da SME e a comunidade escolar local.

Em discurso, o prefeito frisou o gradativo aumento de vagas que a Prefeitura está disponibilizando para a população. Além disso, ressaltou a importância de estruturar a educação municipal de forma a atender cada vez mais em tempo integral, como é o caso dos dois Cmei recém-inaugurados.

“É a consolidação de uma estrutura na área da educação infantil e fundamental. Agora, com essas duas inaugurações, aumentamos 200 vagas nos ensinos infantil e fundamental. Nossa preocupação é fazer com que todas as crianças de Goiânia tenham uma vaga nas escolas”, disse.

O Cmei Fabiano de Cristo foi construído em área cedida pela Casa Professor Pastorino/Lar Fabiano de Cristo e atende crianças de 2 a 5 anos e 11 meses. Já o Cmei Jardim Europa II atende educandos de 1 a 4 anos em período integral e 4 a 5 anos em período parcial, de acordo com a demanda da população da região.

Sob forte emoção, a diretora do Fabiano de Cristo falou sobre as expectativas da nova unidade e de como era esperada, pela comunidade local, a abertura da instituição. Ela relatou que a participação das famílias é muito forte e que a parceria com a escola será muito boa.

“Estou há 4 anos na rede e fui convidada a assumir a direção do Cmei. Minha expectativa é muito grande com esse trabalho, amo educação, principalmente trabalhar com crianças pequenas. É muita emoção, a comunidade esperava pelo Cmei e viemos para somar. Conseguimos realizar esse sonho e vamos dar o melhor para os alunos”, contou.

O secretário de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, explicou os esforços que estão sendo feitos pela prefeitura e pela SME a fim de ampliar o atendimento educacional à população de Goiânia, que cresce e recebe migrantes a todo momento, de forma a obedecer leis federais que regem a educação no país.

“A construção de Cmei, desde o planejamento até a construção, demora um tempo. Ao mesmo tempo em que planejamos, estamos reabrindo unidades que estavam fechadas, fazendo convênios com organizações da sociedade civil e instituições filantrópicas, seguindo o plano de educação nacional, de forma a ampliar a quantidade de vagas ofertadas à população”, explanou o gestor.

Em 2018, a SME disponibilizou cerca de 8,8 mil vagas para a educação infantil e 11 mil vagas para o ensino fundamental a alunos novos. Ao todo, a rede municipal tem capacidade para atender 117 mil educandos e o plano da atual gestão é de inaugurar unidades novas em cada região de Goiânia.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *