Prefeitura alerta para que gestantes e crianças vacinem contra a gripe

Com menos de uma semana para o fim da campanha de vacinação, alguns grupos de risco ainda estão abaixo da meta de cobertura

A vacinação contra a gripe em Goiânia segue até quarta feira, 30. Até o momento, o grupo das grávidas apresenta cobertura de 65,78%. No grupo de mães de recém-nascidos (até 45 dias) a taxa é de 79,54% de imunização, enquanto crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos registram 88,80%. Esses números estão abaixo da meta de cobertura do Ministério da Saúde (MS), que é de 95% da população de risco. No total, já foram aplicadas 419.425 doses da vacina na Capital.

A cobertura geral de todos os grupos de risco está em 92,92%, ou seja, ainda abaixo do preconizado pelo MS. “Os números em Goiânia são bons, mas ainda precisamos alcançar uma quantidade maior de crianças, gestantes e mulheres no pós-parto, que estão abaixo do preconizado”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim.

Os idosos apresentaram 119,01% de cobertura – um total de 152.008 doses aplicadas, e 96.657 doentes crônicos foram imunizados. Os trabalhadores de saúde, registraram mais aplicações de doses que o número total de pessoas percentencentes a esse grupo da Capital. O registro de pessoas nesse grupo é de 58.065 pessoas, e o número de aplicações foi de 67.358, o que totalizou 116% de vacinados. Fato que se repetiu entre os professores (108,95%).

A Prefeitura de Goiânia, disponibiliza 56 postos de vacinação em toda a Capital, sendo dez nas regões Campinas/Centro e Norte, 11 na Oeste, seis Leste, nove nas regiões Noroeste e Sudeste e um posto na região Sul.

A prioridade da Campanha deste ano é imunizar as pessoas dos grupos de risco, entre elas idosos, trabalhadores de saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, professores e portadores de doenças crônicas. A vacina protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e Influenza B.

Confira aqui a relação dos postos de vacinação em Goiânia

Anna Carolina Cruz e Lucas Lima, da editoria de Saúde.
Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *