Mostra da Ação Pedagógica é realizada na Jornada da Cidadania

Abertura oficial do evento foi feita na manhã desta quinta-feira, 24, no Centro de Convenções da PUC Goiás

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, foi realizada a abertura oficial da 23ª Mostra da Ação Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia. O evento acontece dentro das atividades da Jornada da Cidadania, promovida pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

A solenidade contou com a presença do secretário de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, da secretária de Saúde, Fátima Mrué, do reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado e de demais representantes das pastas da administração municipal, assim como diretores e gerentes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).

O professor Marcelo Costa deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância de se ter um espaço de exposição, para que a população veja as produções e o que tem sido feito nas unidades educacionais de Goiânia, como forma de retorno ao que é investido pelo poder público na construção da educação no país.

“Todas as crianças vão estar aqui mostrando como foi o trabalho, o caminho que ela percorreu, o que ela aprendeu, para quem quiser ver. As mostras pedagógicas são momentos privilegiados, nos quais pegamos as melhores produções das escolas e mostramos para a população. Nós queremos quem as pessoas que passam pela Jornada da Cidadania percebam o que as escolas e Cmei de Goiânia produzem para a construção de educação de qualidade”, disse.

Dentre os trabalhos expostos durante os três dias de Mostra (24, 25 e 26), estão produções nas plataformas de audiovisual, interatividade, leitura, arte livro, autorretratos e mangás. Os expostos foram feitos por alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja) e abordam diferentes temáticas, como a preservação do meio ambiente, afrodescendência, histórica da escrita e biologia.

Uma das instituições participantes é a Escola Municipal Benedita Luiza da Silva de Miranda, do Setor Pedro Ludovico. A unidade levou projeto de audiovisual e confecção de acessórios tecnológicos a partir de materiais recicláveis. De acordo com a professora responsável pelo projeto, Maria Aparecida Vilarino, os alunos fizeram, também, um vídeo mostrando todas as produções da escola.

“Além de ser professora de inglês, trabalho com projetos de audiovisual com uma turma de reagrupamento, cerca de 22 alunos. O que está sendo exposto na Mostra é um trabalho feito pelos educandos do reagrupamento: um estabilizador para celular feito com garrafa pet, parafuso e prendedor de papel e um ‘pau de selfie’ feito de cano PVC, cabo de vassoura e elástico”, explicou a professora.

Além das exposições, a Mostra Pedagógica realiza apresentações culturais de dança, canto e teatro. A Escola Municipal Professora Silene de Andrade, do Conjunto Residencial Aruanã I, foi uma das instituições que levou espetáculo à Jornada. O tema da apresentação de música e teatro foi “Bonecas” e encenação causou euforia e nervosismo por parte das alunas.

“Lá na escola fazemos coisas muito legais, como hoje, que nós viemos para apresentar o que ensaiamos na escola durante muito tempo. Fizemos uma apresentação de música e teatro ao mesmo tempo, com o tema ‘As bonecas’. Foi a primeira vez que eu me apresentei e estou gostando muito”, contou Kemilly Beda de Almeida, de 11 anos, aluna do Ciclo II da EM Professora Silene de Andrade.

As atividades da 23ª Mostra Pedagógica acontecerão durante todos os dias de Jornada da Cidadania, de quinta-feira a sábado. As ações obedecem um cronograma feito pela SME, com exposições durante os turnos matutino e vespertino. O Centro de Convenções da PUC Goiás fica localizado no Campus II da universidade, no Jardim Mariliza, em Goiânia.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte

Fotos: Laís Borges

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *