Sedetec finaliza agenda de formação pelo Programa Empreende Gyn

Foram quatro dias de curso prático e teórico para auxiliar empresários goianienses na boa gestão dos negócios

O encerramento da primeira edição do Programa Empreende Gyn ocorre nesta quarta-feira, dia 23, e a turma do período matutino já foi contemplada com os certificados de participação. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Ricardo De Val Borges, prestigiaram o término das atividades da manhã, contemplando cada participante com os certificados da formação.

Na ocasião, o prefeito cumprimentou cada aluno do Empreende Gyn e destacou que a turma é exemplo a milhares de pessoas. “Vocês estão dando uma lição de vida a todos nós. Elogio o interesse de cada um aqui em buscar o aperfeiçoamento profissional, pois é isso que a nossa sociedade precisa. Ressalto que é só através do conhecimento que obtemos conquistas”, afirmou Iris Rezende

O chefe do Executivo Municipal também agradeceu o trabalho dos servidores e voluntários que coordenaram a execução do programa, destacando a boa atuação gerencial do secretário Ricardo De Val Borges. “Só peço que possamos sempre ampliar o número de participantes para que mais e mais pessoas tenham essa grande oportunidade de crescer”, disse o prefeito.

Já o secretário citou que ficou muito satisfeito com o andamento das atividades do Empreende Gyn e agradeceu o empenho tanto de alunos quanto da equipe de voluntários. “Precisamos de pessoas como vocês, que se empenham e se preocupam com o próprio desenvolvimento pessoal e também com a evolução do seu próximo. Unimos aqui mentores comprometidos e participantes ávidos por conhecimento. O resultado dessa junção só poderia ser positivo”, comemorou Ricardo De Val.

Quem também ficou contente com a execução do programa foi o chefe de gabinete, Celso Camilo que é um dos coordenadores da iniciativa. “O Empreende Gyn cumpriu se papel. Conseguimos capacitar vários empresários, avaliar o efeito desta formação na vida deles, bem como dos seus negócios. Tivemos esse ganho de obter mais informações para que possamos evoluir no sentido de conseguir impactar mais pessoas. Nós teremos mais cinco meses de acompanhamento do Sebrae – com visita in loco e também na sede da instituição – e vamos aguardar mais alguns meses de avaliação, compilando todos os dados sobre esse primeiro curso para montarmos a próxima turma”, afirmou o gestor.

Participantes
A percepção dos benefícios advindos com o Programa Empreende Gyn foram relatados por duas alunas, as quais estão em estágios diferentes na condução dos negócios. Fernanda, de 24 anos, tem a expectativa de abrir, junto a uma sócia, uma empresa de alimentos saudáveis. Ela explicou que foi a primeira vez que buscou auxílio para nortear suas ações na abertura do estabelecimento. “Nós temos agora definições mais concretas e pautadas no conteúdo que absorvemos neste curso. Minha atenção se voltou muito para as formas de divulgação do meu negócio como, por exemplo, abordar o meu cliente. Esse direcionamento me acompanhará a vida toda”, ressaltou.

No caso da Adriana Paula, que é confeiteira, a atuação no mercado já tem aproximadamente um ano. Ela aproveitou o momento para destacar os pontos fortes do curso. “Acredito que as orientações sobre a área de finanças irão me ajudar para a boa gestão do meu negócio. Aprendi, por exemplo, que toda receita e despesa, qualquer que seja, até mesmo uma simples balinha, deve ser anotada na planilha de movimentação. Esse é um valor que, acumulado no final do mês, dá uma diferença significativa no caixa. Já nas aulas de hoje, estamos vendo sobre os canais de divulgação para vendermos os nossos produtos com mais eficiência. Uma etapa importante nesse processo de aprendizagem”, comenta Adriana.

Programa
O Empreende Gyn é uma iniciativa sustentada pelos pilares da tecnologia, treinamento, linhas de crédito e mentoria, que buscam alavancar o comércio de micro e pequenos empresários goianienses. A capacitação é uma parte ministrada por profissionais voluntários (da Universidade Federal de Goiás, Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás e Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás), que repassam o conteúdo das seguintes temáticas: Empreendedorismo e Inovação; Como estruturar o meu negócio, que engloba subtemas como análise do mercado, público-alvo, atividades-chave e parceiros; Marketing e Mídias Sociais com foco em vendas; e Organização e Planejamento Financeiro.

Na área de tecnologia, o Programa Empreende Gyn dá subsídios para que o empresário possa criar estratégias de Mídias Sociais ao divulgar seu produto em diferentes plataformas digitais. A ideia é mostrar aos empresários pesquisas científicas que revelam o impacto positivo de negócios que utilizam dessas ferramentas. Por meio delas, há um retorno quase imediato dos clientes sobre a percepção daquilo que é veiculado, o que possibilita correção e adequações necessárias, promovendo ainda interação com o público e aumento da confiabilidade no produto divulgado.

Além do treinamento, há apresentação da linha de microcrédito, que conta com a parceria da Caixa Econômica Federal. A instituição financeira participa do treinamento para mostrar os planos de empréstimos destinados aos empresários. Por meio do Programa Caixa Crescer, o banco disponibiliza valores entre R$ 300 e R$ 15 mil.

As atividades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão concentradas na parte de acompanhamento dos participantes. A instituição é responsável por avaliar a aplicação do conteúdo absorvido durante o curso na gestão do empreendimento e direcionar as ações desses empresários.

Luciana do Prado, editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *