Dia D de Escovação Supervisionada incentiva higienização bucal

Alunos recebem escova, creme dental e orientação da equipe do Programa Saúde na Escola

Na manhã desta terça-feira, 22, alunos da Escola Municipal Professor Nadal Sfredo, localizada no Jardim Liberdade, participaram do “Dia D” com Escovação Supervisionada. Os alunos receberam escovas, creme dental e foram orientados quando a maneira correta de fazer a escovação bucal e o uso do fio dental. A atividade também foi realizada nesta manhã no Cmei Márcia Lorena Mendes, no mesmo setor, e no vespertino, às 13h30, será na Escola Municipal João Braz, no Setor São Judas Tadeu.

A ação integra o Programa Saúde Bucal, promovido por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), que está dentro da proposta do Programa Saúde na Escola (PSE). “Incentivamos o hábito da escovação desde a infância e adolescência, o que é fundamental para que os alunos cresçam com a saúde bucal em dia, até porque a prevenção é mais barata e evita futuros e graves problemas. Temos bons resultados com o projeto”, ressaltou o cirurgião-dentista Fausto Machado Júnior, do Centro de Saúde da Família da Vila Mutirão.

O aluno Carlos Eduardo Silva Souza, 13 anos, disse que já tem o costume de fazer a escovação corretamente, mas é sempre bom lembrar e se policiar. “Acho muito importante, porque temos que cuidar bem dos nossos dentes. A limpeza é o principal meio de evitar cárie e mau hálito”, disse. A colega Ana Clara Ferreira dos Santos, 9 anos, completou: “Aprendi que temos que escovar a língua também e passar fio dental bem direitinho para limpar tudo”.

Para a diretora da escola, Keilla das Graças Batista a parceria entre a SME e a SMS, com o PSE é de grande valia. “Muitos dos alunos têm contado com essas orientações só aqui na escola. Sempre que precisamos, o pessoal da saúde, do distrito da região está pronto para nos atender. Fazem um trabalho muito bom aqui na escola, estão sempre aqui fazendo este trabalho de conscientização”, pontuou.

O “Dia D” ainda será realizado em algumas instituições até o fim do semestre, conforme cronograma. “A meta é executar ações de caráter educativo e preventivo, principalmente, visando desenvolver novos hábitos alimentares e de higiene em 100% dos alunos das 142 instituições do PSE. Já foram distribuídas 142 mil escovas com cremes dentais”, ressaltou a apoio técnico da Gerência de Projetos Educacionais da SME, Nelma Pereira.

Cronograma:
13h30, E.M João Braz – Jardim São Judas Tadeu
23/05 – 8h30, Cmei Andreia Cristina – Setor Boa Sorte
29/05 – 8h, E.M Maria Araújo de Freitas – Parque Atheneu
14h, E.M Stephania Alves Bispo – Jardim Liberdade
07/06 – 14h, E.M Professor Lourenço Ferreira Campos – Jd. Guanabara II

Lívia Máximo, da editoria de Educação e Esporte

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *