Crianças do Cmei Jardim Guanabara I aprendem sobre aves e jacarés no Zoológico

Ação integra projeto "O bicho é gente boa", voltado a educandos de 4 e 5 anos da Educação Infantil

Mais de 50 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Gunabara I terão uma aula diferente nesta quinta-feira, 10, a partir das 8h30, no Parque Zoológico de Goiânia. Os educandos aprenderão sobre jacarés e aves, dentro do projeto “O bicho é gente boa”, voltado à faixa etária de 4 e 5 anos da Educação Infantil.

Nas ações “Cadê o jacaré?” e “Voando até você”, de forma lúdica, as crianças receberão uma explicação sobre as estruturas corpóreas dos animais, com a utilização de jacaré taxidermizado, conhecerão os hábitos e alimentação, onde elas vivem, importância na cadeia alimentar e a identificação da diferença entre as aves e outros animais. Com mapa, os alunos reconhecerão a localização geográfica, além de fazer trilha pedagógica e piquenique.

De acordo com Christiane Oliveira, apoio pedagógico no Zoológico, as crianças dessa idade precisam de um olhar diferente quando visitam o Parque. “O nosso Núcleo de Educação Ambiental desenvolve essa ação para ampliar o acesso e a qualidade do atendimento desses alunos, pensando no contato delas com os elementos naturais, possibilitando a consciência, a interação com o meio e de sua integração no mundo”, ressalta.

O bicho é gente boa
O projeto “O bicho é gente boa” teve início em 2018 e já atendeu quatro unidades educacionais da rede municipal, com as temáticas envolvendo jacaré, lobo guará, sapos e serpentes. As ações pré definidas são disponibilizadas às instituições por meio de agendamento prévio, pelo telefone 3524-2391, de acordo com os projetos dos Cmeis. As ações do Zoológico tem da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul).

As atividades buscam desenvolver a linguagem, criatividade, expressão corporal e a coordenação motora. As crianças são estimuladas a construírem conceitos científicos, distinguindo as diferenças e semelhanças entre os animais humanos e não humanos, observam as diversas formas de movimento dos animais, identificam diferentes texturas e sons, assim trabalhando os cinco sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato).

Serviço:
Assunto: Crianças do Cmei aprendem sobre jacaré e aves no Parque Zoológico
Data: Quinta-feira, 10/05
Horário: 8h30
Local: Zoológico de Goiânia
Contato: Assessoria de Comunicação da SME: 3524-5054

Daniela Rezende e Núbia Alves, editoria de Educação e Esporte

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *