Prefeito Iris Rezende reforça compromisso com a Saúde em Goiânia

Iris disse, em entrevista, que a capital voltará a ser referência nacional no atendimento médico e hospitalar para o Brasil

Nesta quarta-feira, 25, o prefeito Iris Rezende participou do programa Balanço Geral, da TV Record, respondendo aos questionamentos da população sobre a Saúde em Goiânia. Segundo ele, a capital voltará a ser referência nacional na área, como consequência de todos os esforços da administração municipal para sanar os problemas.

“Pagamos cerca de 60 milhões de dívidas do Imas e temos aproximadamente 2 mil profissionais cadastrados no Instituto. Já colocamos em ordem o pagamento de todos os prestadores de serviços e no mesmo dia que se paga o servidor, se paga o Imas. A atuação do Imas está quase perfeita. Em aproximadamente 15 dias estará tudo em ordem, com dignidade”, reforçou o prefeito acerca do plano da saúde dos servidores municipais.

Sobre o atendimento pediátrico na rede municipal, Iris disse que mais de 40 médicos pediatras estão prestando serviços. O que tem ocorrido, de acordo com o prefeito, é falta de esclarecimento. “O problema é que uma questão que não é de urgência lota as emergências dos Cais, como uma gripe, febre, tosse, que poderiam ser resolvidos nas unidades básicas de saúde, mas posso garantir que os pediatras estão prestando serviços”.

A prefeitura realiza, segundo Iris, mais de 7 mil atendimentos, diariamente, em todas as áreas, nas unidades de Saúde da capital. São dois mil atendimentos na urgência e cerca de cinco mil atendimentos em consultas agendadas. Na pediatria, 11 mil vagas estão disponíveis por mês, além de mais de 200 equipes de Atenção Básica.

Outro destaque positivo, de acordo com o prefeito, é o alto índice de imunização contra a gripe. “Já aplicamos mais de 300 mil doses de vacina de H1N1. A cidade de Goiânia já vacinou 73% das pessoas dos grupos indicados pelo Ministério da Saúde. Todos os postos estão funcionando e em poucos dias Goiânia vai anunciar que atingiu a meta de quem deveria ser imunizado”.

Ambulâncias

“O Samu estava funcionando em local impróprio. Vamos receber mais 6 ambulâncias e estamos reformando as atuais’, afirmou Iris Rezende ao ser perguntado por um telespectador sobre os veículos que transportam os usuários do SUS e realizam atendimentos de socorro.

Outro sistema que já foi implantado e está funcionando é o de emissão de vales exames e procedimentos. “Quando assumimos a prefeitura, pessoas que não tinham nada a ver com a prefeitura estavam emitindo os chequinhos. Esses desajustes que ocorreram foram discutidos e ajustados. A Prefeitura de Goiânia é que tem a sua central de regulação e que distribui. Já estamos no momento de dizer que está tudo praticamente solucionado”, destacou o prefeito.

Dengue

“Nós temos participado de uma ação de limpeza de lotes baldios. Já recolhemos pneus jogados por todos os lados, que têm se tornado enfeites para a cidade, sem perigo de virar criadouros”, disse Iris sobre o combate à dengue em Goiânia.

O prefeito ainda pediu para que toda a população faça sua parte, com uma inspeção na sua casa, entre um imóvel e outro. “Mas nós vamos continuar a limpar os lotes, vamos difundir a participação de toda a comunidade. Só acredito em um projeto que toda comunidade participa. Vamos fazer um mutirão para que todos participem”.

CEI da Saúde

Sobre a Comissão Especial de Inquérito, instaurada na Câmara Municipal, Iris disse que é uma questão que tem até evitado comentar. “Só minha equipe que está na administração sabe o que acontecia na Saúde em Goiânia. Eu pedi uma audiência com o Ministério Público Federal para saber o que fazer e eles estão cientes de tudo. Na sexta-feira, eu vou passar em mãos para os vereadores o que já apuramos”.

Para finalizar, o prefeito Iris Rezende voltou a reforçar o compromisso de que o atendimento médico na cidade de Goiânia será referência nacional. “Temos tomado asprovidências para corresponder aos serviços e estamos fazendo o possível para que todas as pessoas sejam atendidas normalmente”.

Rafhael Borges, da diretoria de Comunicação

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *