Sedetec e SME estendem formação em robótica a mais professores

Grupo Pequi Mecânico, da UFG, é parceiro do projeto e atuará com o Núcleo de Tecnologia Educacional, da SME, na atualização do conhecimento

Nova turma de professores da rede municipal de ensino será organizada para receber conteúdo atualizado da área de robótica. Esta será a segunda capacitação direcionada aos docentes e faz parte de uma proposta implantada em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e de Educação e Esporte (SME), contando com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A primeira equipe de 20 professores que participou da formação, que é denominada ‘Pequiduíno’, concluiu as atividades nesta quinta-feira, 19, em um encerramento que teve as presenças do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e dos secretários Ricardo De Val Borges (Sedetec) e Marcelo Costa (SME). Durante o treinamento, eles receberam instruções sobre a forma de atuar junto aos alunos quando forem repassadas em sala de aula as técnicas de controle de robôs e programação de dispositivos e circuitos eletrônicos.

No primeiro momento, a capacitação foi coordenada pelos núcleos de Tecnologia Educacional, da SME e de Robótica Pequi Mecânico, da UFG. Agora, segundo o chefe de gabinete da Sedetec, professor Celso Camilo, que também atua como orientador do grupo da universidade, alguns professores que receberam treinamento também atuarão como formadores de docentes da rede municipal. “Esse grupo já formado sai com a missão de prover conhecimento sobre robótica aos seus alunos e também irão compor a equipe que capacitará os demais professores no intuito de estabelecer uma verdadeira rede para ampliação desse conteúdo”, explica Celso Camilo.

O chefe de gabinete também esclarece que empreenderá esforços para aquisição dos kits de robótica a serem destinados aos alunos da SME. “Iremos buscar apoio junto aos empresários do município para que estes possam contribuir com essa importante iniciativa. Acredito que a união entre o setor público e privado precisa ser estabelecida em prol da resolução das inúmeras demandas que há na cidade, principalmente, na área da Educação”, ressalta.

De acordo com o secretário Ricardo De Val, além de tornar a robótica uma área de aprendizagem acessível aos alunos da rede pública de Goiânia, a iniciativa busca concretizar o projeto de Popularização da Ciência, que é elaborado pela Sedetec. “A parceria com a UFG, por meio da atuação voluntária do Pequi Mecânico, é um auxílio fundamental que podemos contar para algumas ações que planejamos. Entre elas, há esse treinamento de professores e ajuda na composição de equipes de alunos que competirão na Olimpíada Brasileira de Robótica. No entanto, há várias outras iniciativas sendo elaborados no sentido de disponibilizarmos conhecimento sobre a ciência a toda população goianiense”, destaca o gestor.

A ideia do secretário Ricardo De Val é disseminar a ciência aos habitantes de Goiânia, escolhendo pontos estratégicos da cidade para sediarem as iniciativas. “Queremos levar esse conteúdo a praças e parques da Capital; instituir premiações voltadas à ciência e ainda oportunizar a quem participa dos Mutirões um contato maior com essa área do conhecimento. Tudo está sendo planejado criteriosamente pela Sedetec para que todas as camadas da sociedade possam ser atingidas pelas nossas ações”, afirma.

Luciana do Prado, da editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *