Servidor da Prefeitura pode trocar lixo reciclável por produtos cultivados na Horta Modelo

Cooperativas de reciclagem vinculadas à Prefeitura receberão todo material recolhido no Paço Municipal

O atual cultivo de alimentos na Horta Modelo do Paço Municipal será colhido no dia 24 de abril, terça-feira, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) prepara uma ação especial para a data. Desta vez, o servidor da Prefeitura de Goiânia será contemplado com as hortaliças. Basta que ele traga materiais recicláveis e troque pelos produtos da horta.
O funcionamento desta nova forma de destino do que é produzido na Horta Modelo foi planejado pela Sedetec, por meio da Diretoria de Abastecimento e Agricultura Familiar, para estimular a adoção de práticas sustentáveis dentro da Administração Municipal. E a dinâmica de troca é explicada pelo diretor Rodrigo Miranda Ribeiro, que é o responsável pela iniciativa. “A partir desta quinta-feira, dia 19, já daremos início ao recolhimento dos resíduos recicláveis. O servidor entrega o material para a equipe da secretaria, que fará a pesagem e registros da quantidade de lixo repassada, bem como do total de alimento que a pessoa terá direito a receber”.

A entrega de lixo, segundo Rodrigo Miranda, poderá ser feita durante esses dias que antecederão a data da colheita e ocorrerá em uma estrutura montada ao lado da Horta Modelo. Neste local, haverá grandes vasilhames para armazenamento dos resíduos, os quais serão fornecidos pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), órgão parceiro desta ação.

No dia programado para repasse dos alimentos aos que contribuíram com o material reciclável, a Sedetec coordenará uma central de entrega para distribuir as hortaliças aos servidores a partir das 9 horas e a abertura dessa ação contará com a presença da primeira-dama da Capital, Dona Íris de Araújo. Por meio dessa iniciativa, o órgão tem a expectativa de arrecadar cerca de duas toneladas de lixo. Quantitativo será encaminhado às cooperativas que estão cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva, sendo transportado pela Comurg.

Para o titular da Sedetec, Ricardo De Val Borges, essa mudança na destinação dos produtos plantados na horta vem ampliar significativamente os benefícios do projeto. “Antes, todo cultivo da Horta Modelo era enviado ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fazia doações para entidades socioassistenciais. Após avaliarmos esse modelo anterior, vimos que a iniciativa tinha grande potencial de crescimento e possibilidade de ajudar um número maior de pessoas”, destaca o secretário.

Esse novo formato, segundo Ricardo De Val, traz ganhos ao servidor, o qual terá acesso a produtos orgânicos de muita qualidade; aos que trabalham nas cooperativas de recicláveis, que dependem desses resíduos para promover o sustento de suas famílias, e também ao meio ambiente. “É provável que parte desse lixo que iremos recolher nem chegasse às cooperativas. Ele poderia ser descartado, de maneira inadequada, junto com material orgânico ou até mesmo se transformar em agente poluidor, entupindo bocas de lobo da cidade. E é justamente o fomento da preservação ambiental que queremos atingir com essa iniciativa, mostrando o quanto é importante a adoção das práticas de separação e destinação correta do lixo que produzimos”, afirma De Val.

Programa
A troca de alimentos por lixo reciclável é mais uma das ações que compõe o Horta para Todos, uma proposta idealizada pela primeira-dama de Goiânia, Dona Íris de Araújo. E as hortaliças que serão entregues aos servidores no dia 24 foram plantadas pelos alunos que participaram da quarta edição do Curso de Hortas Urbanas, formação que ocorreu na segunda quinzena do mês de março, organizada pela Sedetec e ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás).

Além da Horta Modelo do Paço Municipal, que foi o primeiro espaço a ser implantado dentro do Programa Horta para Todos, a Sedetec tem outras 14 hortas espalhadas por Goiânia. Essas áreas recebem o cultivo de lavouras de milho, fazendo com que lotes baldios sem funcionalidade sejam ocupados e tornem-se locais altamente produtivos. Além disso, a iniciativa possibilita a integração social entre os moradores dos bairros contemplados, que ocorre por meio da convivência decorrente do trabalho colaborativo que é feito em conjunto nas áreas.

Serviço

Servidor da Prefeitura pode trocar lixo reciclável por produtos cultivados na Horta Modelo
Período de entrega do lixo: 19 a 23 de abril de 2018
Data do repasse das hortaliças: 24 de abril de 2018
Horário: a partir das 9 horas
Local: Horta Modelo do Paço Municipal
Endereço: Avenida Do Cerrado, nº 999, Park Lozandes

Luciana do Prado, da editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *