Programa Secretário na Escola inicia cronograma de 2018

A primeira edição da iniciativa no ano aconteceu no Cmei Jardim Nova Esperança. Ao todo, foram atendidas cerca de 11 instituições na região Noroeste de Goiânia

Na manhã desta quarta-feira, 11, teve início o Programa Secretário na Escola, edição de 2018. Instituída em 2017, a ação tem por objetivo levar os atendimentos feitos na Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) para mais perto da comunidade escolar. Nas oportunidades, o professor Marcelo Costa e representantes de todos os departamentos da SME passam o dia na instituição ouvindo diretores, professores e pais de escolas e Cmeis da região.

A primeira edição de 2018 foi realizada no Cmei Jardim Nova Esperança, região Noroeste de Goiânia. Ao todo, foram atendidas cerca de 11 instituições da região, que faz parte da Coordenadoria Regional de Ensino Maria Helena Bretas. As resoluções vão desde a parte administrativa até a pedagógica.

Como parte das atividades, o secretário Marcelo Costa fez uma tour pelo Cmei, conhecendo e vendo de perto a aplicação dos recursos disponibilizados pela SME, participou de um café da manhã conjunto com a equipe da escola e iniciou o atendimento individualizado de cada servidor e diretor solicitado, conforme agendamento. A programação se encerrou às 17h.

Para Kátia Regina Araújo, diretora do Cmei Jardim Nova Esperança desde 2015, a iniciativa da SME é de suma importância para os dois lados da história: tanto para a escola, quanto para a gestão da secretaria. Ela frisa a aproximação e verificação da realidade e dos resultados dos investimentos de ambos os lados.

“Quando o secretário vem para a escola, parece que nós somos iguais, não tem aquela hierarquia, de ser superior e ficar dentro do gabinete. Ele consegue vir aqui, ouvir as pessoas, ver quais as necessidades e a realidade. Além de ver o que está sendo feito com o dinheiro que eles (da SME) mandam para nós. É maravilhoso abrir as portas do Cmei para mostrar nosso trabalho”, garantiu.

A instituição gerida por Kátia atende cerca de 140 alunos da educação infantil, de quatro meses a seis anos de idade, em período integral. O ambiente escolar é personalizado de acordo com as necessidades de cada faixa etária, conferindo um ar acolhedor para cada criança. Entre as estruturas existentes no Cmei, há casa de bonecas, casa na árvore, sala de leitura, ambiente recreativo e espaço para brincadeiras pedagógicas.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *