Prefeitura realiza campanha “Abril Verde” com foco na prevenção de acidentes de trabalho

Entre as ações, será realizada no próximo dia 19 uma capacitação com os representantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de todas as secretarias da administração

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Diretoria de Saúde e Segurança do Servidor da Secretaria Municipal de Administração (Semad), realiza neste mês a campanha ‘Abril Verde’, dedicada às discussões relativas aos acidentes de trabalho e à prática prevencionista. A iniciativa foi desenvolvida depois que a Lei Nº 10.135, de 15 de Março de 2018, que instituiu a campanha de promoção para a prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em âmbito municipal, foi sancionada pelo prefeito Iris Rezende.

Entre as ações, a Diretoria de Saúde e Segurança do Servidor realizará no próximo dia 19 um trabalho de capacitação com os representantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de todas as secretarias da administração. ‘O objetivo é capacitar esses servidores para que eles possam se tornar multiplicadores de práticas prevencionistas no poder público, aumentando a visibilidade referente aos acidentes de trabalho e o nível de conscientização das instituições e de toda sociedade’, explica Jeovane Lopes da Silva, diretor de Saúde e Segurança do Servidor.

Entre os dias 23 e 27 de abril, após o trabalho de capacitação, o SESMT visitará todas as pastas com sede no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal). A finalidade da blitz, de acordo com Priscila Marcelino, técnica em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Goiânia, é divulgar a campanha e chamar a atenção dos mais de 38 mil colaboradores ativos para a adoção de uma cultura permanente de prevenção. ‘Além da conscientização, vamos distribuir laços verdes com o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância de reduzir os riscos de acidentes de trabalho e os agravos relacionados à saúde do trabalhador’, afirma.

Dados
Com o tema “Não vire manchete!”, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) de 2018 ocorre em inúmeras cidades da país. A ação visa incentivar um ambiente de respeito às normas de segurança, saúde e higiene nos locais de trabalho.

Além disso, a campanha pretende reduzir os gastos financeiros com acidentários. Dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre os anos 2012 e 2017, apontam que Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com trabalhadores que se acidentaram no trabalho. Apenas no primeiro trimestre deste ano, por exemplo, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), os valores já ultrapassam R$ 1 bilhão em todo território nacional.

Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *