Parceria entre Prefeitura e UFG leva formação a multiplicadores na área de Robótica

Além de atualizar o conhecimento dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional da SME, equipe da Universidade também prevê apoiar formação de equipes para competir na Olimpíada Brasileira de Robótica e ainda participar do próximo Mutirão

O planejamento de ações para disseminar o conteúdo de Robótica entre os alunos da rede municipal está em fase de tratativas. As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e de Educação (SME) discutem uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) no intuito de trazer capacitação aos professores que serão multiplicadores da temática nas unidades de ensino de Goiânia.

Foram duas reuniões entre os núcleos de Tecnologia Educacional, da SME, e de Robótica Pequi Mecânico, da UFG, que já ocorreram no sentido de alinhar e entender o trabalho de cada instituição. Após essa fase de visitas e levantamento de ações possíveis de execução, propostas serão formatadas, seguindo a ideia de se promover o fácil acesso e assimilação dos alunos no conteúdo da Robótica.

Além de atualizar o conhecimento do corpo docente da Secretaria de Educação para que esses profissionais possam ser multiplicadores desta ciência em sala de aula, o Pequi Mecânico avalia ainda a possibilidade de fomentar e apoiar a formação de equipes que queiram participar de competições como, por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Outra ação prevista é levar o futebol de robôs para a próxima edição do Mutirão, atividade que compõe as estratégias do projeto de Popularização da Ciência, que é articulado pela Sedetec.

Núcleo de Robótica
A equipe do Pequi Mecânico é atualmente orientada pelos professores Anderson Soares, Telma Soares, Celso Camilo e Marco Assfalk, todos da UFG. O núcleo iniciou atividades em meados de 2011, sendo formado por quatro amigos que cursavam engenharia elétrica, os quais se uniram para participar de competições na área. Hoje, possui mais de 40 integrantes e vários títulos conquistados durante esses anos.

O grupo é uma iniciativa de alunos, direcionada para alunos e gerenciada pelos próprios alunos. Uma dinâmica de funcionamento que, segundo os próprios membros, traz benefícios importantíssimos, visto que desperta as características de liderança e proatividade, bem como combate a evasão nos cursos.

Luciana do Prado, editoria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *