Abraço coletivo marca evento sobre Dia Mundial da Água no Lago das Rosas

Alunos da rede pública de ensino fizeram ato simbólico em prol da preservação das nascentes dos rios

Na manhã desta quinta-feira, 22, foi realizado, no Parque Lago das Rosas e no Zoológico de Goiânia, uma ação com educandos das redes municipais e estaduais de ensino público em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em todo 22 de março. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

Na ocasião, cerca de 200 alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, Escola Municipal Professora Amélia Fernandes Martins e do Colégio Estadual Cora Coralina participaram de atividades como história cantada e músicas relacionadas ao meio ambiente, ministradas pelo Professor Alexandre, da SME. Além disso, a equipe da Educação Ambiental passaram orientações de como preservar a água e ensinaram sobre a importância da preservação da natureza para as nascentes dos rios.

Além das atividades pedagógicas, cada aluno recebeu uma muda de planta típica do cerrado para plantarem no Parque Lago das Rosas. Para o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, as ações propostas visam despertar e incentivar nas crianças a consciência para a preservação ambiental. “Queremos nesse dia ensinar a vocês uma maneira de plantar uma árvore, para que levem para casa e plantem próximo a uma nascente. Queremos que comecem a ter esse contato com a natureza e passem a olhar de uma forma diferente e saber a importância de cuidar do meio ambiente”, disse.

O ponto alto da ação foi o grande abraço coletivo que os educandos deram na nascente do lago. Orientados pelos educadores ambientais, as crianças e demais envolvidos deram as mãos em torno de uma das nascentes e celebraram a água que dali brota e abastece o parque. O ato simboliza o cuidado com que temos que ter com os recursos hídricos disponíveis, já que o momento mundial é de escassez e rodízio das águas. O uso consciente também foi instigado nas crianças.

Para o secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, o papel dos educadores é de formar cidadãos conscientes e responsáveis para o futuro e, com parceria dos demais segmentos da sociedade, ampliar o leque de possibilidades de aprendizagem. “Hoje, quando se fala em educação, se fala em formar cidadãos e pessoas responsáveis. Apenas ler e escrever não é suficiente para formar cidadãos. Nós, da escola, precisamos ampliar nossos horizontes com a ajuda dos nossos parceiros”, destacou, reiterando a parceria de sucesso que vem sendo realizada com a Amma.

A programação do Dia Mundial da Água no Parque Lago das Rosas segue no período da tarde e a estimativa é de que mais 200 crianças das redes públicas de ensino participem das atividades de conscientização e preservação do bem hídrico.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Aline Cavalcanti

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *