Procon Goiânia promove ação itinerante no Dia Mundial do Consumidor

Evento será realizado nesta quinta-feira na Praça do Bandeirante com atendimento à população e distribuição de materiais educativos

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente em 15 de março. A data foi criada para proteger e lembrar dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas, também, para que empresários e lojistas lembrem-se do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Para marcar a data, neste ano a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Goiânia) promoverá atendimento à população em uma ação conjunta com o Procon Estadual. A ação será realizada amanhã, 15, das 8h às 17 horas, na Praça do Bandeirante.

Durante o dia serão distribuídos materiais educativos e exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de repassadas informações aos consumidores, com o objetivo de conscientizar a população goianiense a respeito de seus direitos. Os servidores também estarão esclarecendo dúvidas sobre relações de consumo.

Até a primeira semana de março, o órgão realizou 3.800 atendimentos entre reclamações, audiências e orientações. O percentual de resolução dos casos foi em média de 80%. Dentre as principais reclamações estão problemas com cartão de crédito, consórcios e operadoras de telefonia.

Segundo o superintendente do Procon Goiânia, José Alício de Mesquita, o principal objetivo do evento é conscientizar o consumidor sobre os seus direitos. “A ideia principal é deixar o consumidor ciente de seus direitos e como ele deve reclamar em caso de prática irregular”, explica.

O consumidor pode entrar em contato com o Procon Goiânia por pelo telefone 3524-2942 ou de forma presencial, na sede situada na Avenida Tocantins, n°191, Setor Central das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.

Dia Mundial do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos. O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores: direito à segurança, direito à informação, direito de escolha e direito a ser ouvido.

No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos por meio da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).

Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do Procon é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.

SERVIÇO

Procon Goiânia promove ação itinerante no Dia Mundial do Consumidor
Data: 15 de março (quinta-feira)
Horário: das 8h às 17h
Local: Praça do Bandeirante

Roberta Amorelli, da editoria de Defesa do Consumidor

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