Prefeitura de Goiânia revitaliza canteiros da Avenida das Indústrias

Obra é resultado de parceria público-privada e contou com novo paisagismo e projeto moderno de irrigação automatizada

A Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), está finalizando a revitalização dos canteiros da Avenida das Indústrias, no setor Santa Genoveva. A obra é resultado de uma parceria público-privada.

De acordo com o presidente da Companhia, Denes Pereira, ao todo são 6.300 m² de área ajardinada com 29 mil mudas. As espécies são perenes e não precisam ser substituídas com o passar do tempo. ‘O paisagismo na via reforçará o verde e contribuirá para um ambiente mais harmônico e humanizado’, afirma.

A revitalização está preservando os flamboyants existentes no local e incrementa com novas espécies arbustivas de pequeno porte como o pau-formiga, lanterneiro e flamboyant de jardim. O trabalho conta ainda com palmeiras e uma forração com espécies ornamentais, a exemplo de mini-camaras, érica, lisimáquia e grama amendoim. Os flamboyants ganharam refletores embutidos no chão e apontam uma luz na cor âmbar para valorizar as cores naturais da árvore.

No canteiro central foram instalados também quatro postes de ferro no estilo colonial, cada um com cinco luminárias com lâmpadas de led na cor branca foram instalados. Por sua vez, o canteiro ao lado recebeu quatro postes convencionais também com lâmpadas de led. Ormando Pires, diretor operacional, explica que nos projetos executados pela Companhia, prioriza o uso de lâmpadas de led devido a praticidade, vida útil longe maior. ‘As lâmpadas de LED também são econômicas pois consomem cerca de 85% menos energia que as lâmpadas fluorescentes’, destaca.

A revitalização incluiu ainda a instalação de seis bancos e uma passarela para pedestres, todos de madeira e construídos pelos servidores da Companhia a partir de troncos que foram recolhidos pelo órgão.  Já a irrigação será feita por um sistema automatizado guiada por estações meteorológicas cadastradas na rede e será controlada via internet por meio de um aplicativo desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Rafael Pacheco, que prevê mais economia de água na irrigação. Ao todo, o reservatório de água terá capacidade para 20 mil litros diários.

Edson Oliveira, proprietário do Pit Dog fixado no primeiro canteiro, está há 25 anos no local, viu a revitalização como algo promissor para a região. Seu empreendimento também será revitalizado e segue o padrão estipulado pelo município. Edson Oliveira doou todo matéria necessário, e os servidores municipais contribuem com a reforma.

Parcerias público-privadas fazem parte do novo conceito de paisagismo implantado pela atual gestão na Capital. A Comurg elabora o projeto urbanístico e oferece a mão de obra qualificada, já a empresa contribui com todo material. Várias já foram firmadas e executadas e outras estão em andamento. Um exemplo a ser seguido é a Praça do Senac, no mesmo setor.

Hacksa Oliveira, da editoria de Urbanismo

Foto: Luciano Magalhães

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *