Conjunto Itatiaia recebe trabalho de prevenção a escorpiões nesta quarta-feira

Atividades incluem levantamento de imóveis com infestação, atividades educativas e busca ativa com remoção dos animais nas quadras que registraram casos nas últimas semanas

Com o objetivo de controlar a infestação de escorpiões e prevenir os acidentes provocados pelos animais, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realiza nesta quarta-feira, 21, visitas em imóveis do Conjunto Itatiaia, na região Norte da capital. Com o aumento das chuvas, o bairro registrou ocorrências de escorpiões nas últimas semanas.

Técnicos da diretoria de Vigilância em Zoonoses e agentes de combate às endemias do Distrito Sanitário Norte vão intensificar as visitas nos imóveis das quadras que notificaram a presença de escorpiões. ‘É preciso reforçar com os moradores as medidas para evitar que os animais se proliferem’, orienta o biólogo e gerente de controle de animais sinantrópicos da SMS Goiânia, Welington Tristão.

Por estarmos no período chuvoso, os animais ficam desabrigados e buscam se proteger dentro das residências. Quem encontrar escorpiões em casa pode solicitar uma visita de técnicos da Secretaria de Saúde de Goiânia por meio dos telefones 3524-3131 e 3524-3125. Em até 72 horas a equipe geralmente comparece ao local. O serviço é gratuito e realizado ao longo de todo o ano.

Praga urbana

Os escorpiões são classificados como pragas urbanas. Eles pertencem à família dos aracnídeos e são peçonhentos. A preferência dos animais é por locais escuros e sombreados, entulhos, construções inacabadas, túmulos e na rede de esgoto. Em caso de acidentes, a vítima deve ser levada imediatamente para uma unidade de saúde.

Dentro de casa, a melhor forma de controle dos escorpiões é evitar sua principal fonte de alimentação, as baratas. Como outras formas de se prevenir a infestação, Welington Tristão orienta que a população deve ‘evitar acumular entulhos, lixos esparramados pelas ruas, quintais, terrenos baldios e não deixar alimentação de animais domésticos de um dia para o outro’.

SERVIÇO:

Assunto: Conjunto Itatiaia recebe trabalho de prevenção a escorpiões nesta quarta-feira

Data: Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2018
Horário: 8h30
Ponto de encontro: Centro de Saúde da Família do Conjunto Itatiaia
Endereço: Rua R-12, Qd. 11, s/n, Conjunto Itatiaia I, Goiânia-GO

Pedro Ferreira, da editoria de Saúde

Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *