Com 20% de obras executadas, trabalho na UPA Jardim América avança

Iniciada em outubro do ano passado, construção da unidade de saúde tem previsão para ser concluída em abril

Após a implantação do novo sistema tecnológico da Central de Regulação de Vagas no fim de 2017, que melhorou significativamente o processo para marcação de exames de baixa e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS), a gestão do prefeito Iris Rezende investirá neste ano na infraestrutura das unidades de saúde. A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jardim América é um exemplo de unidade que está recebendo investimentos da gestão municipal. Iniciada em outubro do ano passado, 20% do trabalho que deverá ser realizado no local já foi executado.

Com previsão para ser entregue em abril deste ano, a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, pontua que a UPA Jardim América vai reforçar o atendimento na rede de atendimento 24 horas da capital. ‘Na nova unidade será possível resolver grande parte das urgências e emergências. Isso, sem dúvida alguma, ajudará a desafogar as filas nos prontos-socorros’, garante. O investimento na UPA Jardim América é de R$ 3.096.295,16.

No local, a empresa responsável pela obra já realizou a limpeza da área, o nivelamento do terreno, instalações subterrâneas e serviços de impermeabilização da infraestrutura. Nesta semana, a unidade está recebendo serviços de alvenaria, que consiste na construção de estruturas e de paredes. Segundo a engenheira civil da SMS e técnica responsável pela fiscalização da obra, Elza Glauce, as próximas fases preveem a concretagem da lage e a cobertura da unidade. ‘Além disso, a parte elétrica da estrutura onde funcionava o Ciams Jardim América será totalmente substituída. A gestão municipal realizará também a instalação de um novo sistema hidrossanitário no local’, explica.

Para o prefeito Iris Rezende, o avanço das obras da Upa Jardim América confirma que a Saúde é uma das prioridades da atual gestão. “Essa administração vai provocar uma verdadeira revolução na Saúde. Além de reformar inúmeras unidades de saúde, vamos entregar outras totalmente equipadas. A secretária Fátima Mrué está debruçada sobre projetos importantes que vão garantir assistência médica com qualidade para todos. Por isso, dentro de pouco tempo Goiânia será exemplo para o Brasil pelo trabalho realizado”, garante.

Mudanças

De acordo com a SMS, a UPA Jardim América será maior do que o antigo Ciams que funcionava no local. A ampliação será de 1.144,73 m². Na área total, que chegará a 2.216,45 m², haverá consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia, reanimação e uma ‘sala de emergência’, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital. Além disso, contará com raio-x, Central de Materiais Esterilizados completa, eletrocardiografia, laboratório de exames, entre outros benefícios.

Em todo o país, nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Isso reduz a demanda por vagas em hospitais, o que ajuda a desafogar os atendimentos de média e alta complexidades. Nas UPAs, que funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Em seguida, eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Outra vantagem é que a UPA é um modelo que trabalha de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o Samu presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA. Goiânia tem duas unidades neste modelo, as UPAs Itaipu e a Noroeste. A Jardim América será a terceira.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *