Comurg apresenta balanço positivo dos mutirões da Prefeitura

Ações de limpeza e conservação da cidade objetivam deixar espaços públicos ambientalmente mais agradáveis, proporcionando melhor qualidade de vida aos moradores

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizou diversas ações durante as 12 edições do Mutirão, com destaque para a construção de 16 praças e intervenções com revitalização em outras 381. A remoção de entulhos também chama a atenção pelo número expressivo que soma 260 mil toneladas de lixo. O objetivo do trabalho é deixar os espaços públicos ambientalmente mais agradáveis, condicionando melhor qualidade de vida aos moradores goianienses, em cumprimento do que determina o prefeito Íris Rezende.

A Comurg implantou novas metodologias a cada edição do Mutirão, com monitoramento das atividades, redistribuição das equipes, o que facilitou bastante na operacionalização. E uma das atividades consideras principais, levando-se em conta a prevenção da saúde pública, foi a remoção de galhadas descartadas clandestinamente em vias públicas e entulhos, que somam 260 mil toneladas. Essa quantidade alarmante de lixo daria para encher o Estádio Serra Dourada, por exemplo.

Dentre as várias ações executas, um pedido recorrente é a extirpação de árvores. As demandas chegaram a 700 unidades de árvores que apresentavam alguma situação de risco ao cidadão. Essa é uma demanda que merece um pouco mais de atenção e pode levar um pouco mais de tempo para ser executada, pois existe a necessidade de laudo técnico ambiental com determinação para operação, enquanto que podas em geral de árvores, que é um serviço rotineiro, somaram 17 mil unidades durante esse ano.

‘Em cumprimento ao que o prefeito Iris Rezende determinou, a cidade recebeu pintura nova nas laterais das ruas e avenidas em toda região da capital. A pintura de meio-fio chegou a mais de 3 milhões de metros lineares, valor significado para o tempo de execução da operação’, ressaltou o presidente da Comurg, Denes Pereira.

Já a roçagem mecânica, nos casos de mato alto, e capina manual das praças e canteiros somam 210 mil metros quadrados. Quanto aos córregos de Goiânia, eles receberam tratamento especial pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg, em ação de limpeza que chegou a 400 mil metros quadrados.

Para o presidente Denes Pereira Alves, a Comurg também executou nessas 12 edições do Mutirão o plantio 45 mil mudas, objetivando deixar a cidade cada vez mais arborizada, enquanto que a poda ornamental totaliza quase 7 milhões de metros só nos mutirões.

Outros serviços, como a manutenção nos equipamentos de ginástica e brinquedos das praças, irrigação, rastelagem e frisamento de vias também fizeram parte do programa de intervenção e revitalização das áreas públicas. A Companhia manteve ainda uma força-tarefa para atender a Coleta Seletiva e as solicitações do serviço de Cata-treco durante os 12 mutirões da Prefeitura de Goiânia.

Comurg nas 12 edições do Mutirão/2017

Novas praças ……………………………………. 16
Praças (manutenção e revitalização)……… 381
Extirpações de árvores ………………………. 700
Podas de árvores ………………………………. 17 mil unidades
Remoção entulho………………………………. 260 mil toneladas
Pintura de meio fio ……………………………. mais de 3 milhões metros lineares
Roçagem mecânica ……………………………. 6 milhões metros quadrados
Capina manual ………………………………….. 200 mil metros quadrados
Limpeza de córregos …………………………. 400 mil metros quadrados
Poda ornamental……………………………….. 7 milhões metros quadrados
Plantio de mudas ………………………………. 45 mil unidades

Silvio Sous, da editoria de Urbanização
Fotos: João Araújo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *