Semas incentiva apadrinhamento afetivo durante Mutirão da Prefeitura

Atividade tem como objetivo encontrar padrinhos e madrinhas afetivos para crianças que vivem no Residencial Niso Prego

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participa da 12ª edição do Mutirão da Prefeitura, que será realizado neste sábado, 2, e domingo, 3, na região Norte. Ação beneficiará moradores de 18 bairros da região. A estrutura para atendimento à população será montada no Jardim Guanabara II.

No estande da secretaria, entre outras ações, assistentes sociais darão esclarecimentos sobre o Apadrinhamento Afetivo de crianças abrigadas no Residencial Professor Niso Prego. A ação visa informar, esclarecer e encontrar padrinhos e madrinhas afetivos para crianças que estão abrigadas na unidade de acolhimento da prefeitura, para que possam, dessa forma, ter a possibilidade de serem adotados. No Apadrinhamento Afetivo, os padrinhos podem visitar a criança pelo menos uma vez por mês ou levá-la para casa nos fins de semana ou nas férias. O apadrinhamento não se trata de adoção, mas uma forma de oportunizar a crianças a vivência cotidiana com uma família.

A pasta também disponibilizará o seu tradicional Espaço da Beleza, onde a população da região contará com corte de cabelo, design de sobrancelha e manicure.

A programação incluirá apresentação do grupo Alegria Vozes e Violão, formado integralmente por idosos. A trupe que possui 16 integrantes, tocam e cantam músicas de raíz. O grupo que existe há 10 anos ensaia semanalmente na sede da Semas, no setor Aeroporto, sob a orientação da professora Severiana Almeida.

No local, a Assessoria do Idoso estará com inscrições abertas para novos integrantes dos grupos culturais. Tanto a inscrição como a atividade são gratuitas. Haverá ainda distribuição de folders alertando sobre a violência contra os idosos e onde procurar ajuda nesses casos.

O órgão também irá expor os trabalhos artesanais realizados pelos idosos atendidos nas 27 unidades da Semas.

Quem quiser ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Banco de Alimentos estará arrecadando alimentos para distribuir nas unidades socioassitenciais.

Com o objetivo de ajudar às pessoas que queiram incrementar a renda familiar, a Semas estará com o estande do projeto Tecendo o Amanhã, que ofertará aos participantes oficina de costura e bordado em jeans. Haverá exposição de peças confecionadas pelos alunos do projeto. Atualmente o Tecendo o Amanhã está sendo disponibilizado em cinco unidades do órgão: Nas Bairro Goiá, Cras Redenção, Nas Aruanã III, Nas Novo Horizonte e Cras Jardim Primavera, onde aproximadamente 170 pessoas, entre homens e mulheres aprendem uma nova habilidade e ajudam na reda familiar.

Na parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, a Semas montará o estande para atendimentos, esclarecimentos e orientações ao público quanto a programas sociais como o Bolsa Família e Carteira do Idoso, Id Jovem, entre outros. A equipe do Cadúnico ainda realizará o recadastramento e a inclusão de novos beneficiários.

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *