População tem acesso à gama de serviços na região Oeste

Mais de 120 tipos de atendimentos são oferecidos nas tendas do Mutirão, concentradas na praça da feira da Avenida Gercina Borges Teixeira, no Conjunto Vera Cruz II. Frente de serviços foi aberta na manhã deste sábado pelo prefeito Iris Rezende

manhã, 19, as comunidades de 30 bairros na região Oeste da cidade terão por perto as atividades do Mutirão da Prefeitura, aberto na manhã deste sábado, 18, pelo prefeito Iris Rezende, com a presença da primeira-dama, Dona Iris, deputado federal Daniel Vilela, deputado estadual Lívio Luciano, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo, vereadores e secretários municipais. O objetivo é que a frente de serviços atinja a média de 50 mil atendimentos, nas áreas da saúde, educação, direitos humanos, jurídica, meio ambiente, assistência social, emissão de documentos e orientações e atividades culturais.

Há alguns dias, as equipes da Prefeitura estão nos bairros próximos com intervenções urbanas, como serviços de limpeza, poda de árvores, reformas de escolas, Cmeis, postos de saúde, revitalização de praças, canteiros e vias públicas.

O prefeito Iris Rezende disse que o Mutirão está atingindo os objetivos propostos. ‘A cada dia a população vai entendendo os serviços que o Mutirão proporciona e a cada dia a própria máquina administrativa vai se aperfeiçoando. Com isso, eu entendo que o Mutirão vai alcançando o objetivo de ir para o meio do povo, ouvir o povo, sentir o povo e solucionar os problemas mais urgentes.

Dalila Rodrigues, moradora do Setor Nova Aurora, procurou os estandes do Mutirão para cuidar do visual. Ela aproveitou o Espaço da Beleza da Semas para cortar o cabelo. “Hoje é sábado e tirei um tempinho logo cedo pra vir aqui. Fiquei muito contente com o Mutirão, as ruas do nosso bairro estão mais bonitas e nas tendas podemos te acesso a todo tipo de serviço” , comenta.

Já Maísa Oliveira, moradora no Conjunto Vera Cruz II, pertinho da estrutura montada para o Mutirão, ficou curiosa com os vidros cheios de animais peçonhentos que estão em exposição na tenda do controle de Zoonoses e também viu de perto os mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue, através do microscópio. “Interessante ver cada detalhe, cores, formatos, um mosquito tão pequeno e que pode nos ser tão prejudicial”, declara.

Outras atividades também fazem parte do Mutirão, como serviços do Atende Fácil da Prefeitura, onde as pessoas podem renegociar e parcelar dívidas, resolver situações com isenções de algumas taxas. No estande da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além do Espaço da Beleza,com serviços de design de sobrancelhas, corte de cabelo, manicure e pedicure, tem como se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) que dá acesso a programas sociais do Governo Federal.

Há espaços para atividades culturais e de lazer para crianças, como pula-pula, touro mecânico, barca, além de brincadeiras. Com a parceria com os Correios é possível se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou ter acesso aos serviços do Banco Postal. Na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA, tem emissões de primeira ou segunda via da carteira de identidade (Registro Geral, por meio de parceria com a Polícia Civil, além da identidade jovem (ID Jovem) e Carteira de Estudante.

Na Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), tem distribuição de mudas e sementes de hortaliças com a reutilização de garrafas pets. Na Secretaria de Habitação, tem o cadastramento de famílias no Programa Municipal de Habitação de Interesse Social. Na Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), a distribuição de 1,5 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, por intermédio do Programa Plante a Vida.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece diversos atendimentos, entre eles, vacinas, consultas, medição de Índice de Massa Corporal, aferição de pressão, teste de glicemia para avaliação de diabetes e orientações de saúde.

Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *