Casa de Acolhida Cidadã realiza Dia da Beleza na próxima segunda-feira

Programação ocorrerá das 9h às 17h, nas dependências da unidade, situada em Campinas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Instituto de Beleza Abadia Pires, promove na próxima segunda-feira, 06 de novembro, um dia de beleza com as pessoas em situação de rua que estão acolhidos temporariamente na Casa de Acolhida Cidadã. A programação ocorrerá das 9h às 17h,  nas dependências da unidade, situada em Campinas.

A ação voluntária tem como objetivo contribuir para a autoestima dos atendidos. Entre os serviços ofertados, os atendidos contarão com corte de cabelo, escova, design de sobrancelhas, manicure e pedicure.

Segundo o titular da Semas, Robson Azevedo, o papel da Assistência Social é de proteger e atuar em prol dos excluídos. ‘Tratar as pessoas em situação de rua com dignidade e respeito possibilita o resgate da autoestima e a reinserção na família e na comunidade’, comenta.

Casa de Acolhida

A Casa de Acolhida Cidadã, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), é uma instituição de acolhimento de passagem para pessoas em situação de rua ou que por algum motivo necessite de um local de permanência. O trabalho desenvolvido na unidade é baseado na Política Nacional para a População em Situação de Rua, feito com o princípio do respeito e da ética.

O atendimento prestado inclui cuidados de higiene pessoal, alimentação, pernoite com segurança, assim como são verificadas as necessidades individuais por meio de entrevista social realizada pela equipe técnica responsável pelo acompanhamento dos casos. Quando necessário, são  realizados encaminhamentos  para as demais políticas públicas, incluindo atendimento de saúde, abrigos permanentes e casas de recuperação, se for o caso. No local é realizado atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento para aquisição de documentos pessoais, atividades ocupacionais, orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Atualmente, a Casa de Acolhida Cidadã conta com 78 servidores para atender 146 pessoas em situação de rua acolhidas na unidade. Para as pessoas que passam pela Casa de Acolhida Cidadã é facultada o direito de ir e vir, previsto na Constituição Federal, ou seja, fica a critério do usuário a sua permanência na unidade.

Serviço
Assunto: Casa de Acolhida Cidadã realiza Dia da Beleza na próxima segunda-feira
Data: 06 de novembro (segunda-feira)
Horário: das 9h às 19h
Local: Casa de Acolhida Cidadã, em Campinas

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *