Prefeitura prepara cemitérios para o Dia de Finados

Estimativa é que cerca de 400 mil pessoas compareçam aos quatro cemitérios municipais para prestar homenagens a seus entes queridos que já faleceram

A Prefeitura de Goiânia realiza os últimos preparativos nos quatro cemitérios públicos da capital – Santana, Parque, Vale da Paz e Jardim da Saudade – para o Dia de Finados, 02 de novembro. Os cemitérios estarão abertos das 6h às 19 horas e a previsão é que mais de 400 mil pessoas visitem os quatro cemitérios públicos.

Para dar mais conforto, segurança e fluidez às famílias que irão visitar os túmulos dos entes queridos, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável por administrar os cemitérios, ganhou o reforço de outras secretarias.

Semas
A Semas disponibilizará cadeiras de rodas em todos os cemitérios públicos para facilitar o acesso de idosos e pessoas com mobilidade reduzida aos jazigos.

Aproveitando o pico de público esperado para o dia, o órgão realiza a campanha de conscientização sobre a necessidade de preservação dos túmulos nos cemitérios Santana e Parque. Serão distribuídos panfletos à população esclarecendo que a manutenção, reforma, embelezamento e asseio dos jazigos são de responsabilidade da família.

No dia 01/11, na quarta-feira, às 19h, a Semas abrirá as celebrações às memórias de finados, com Missa Cantada pelo cantor lírico Pedro Oliveira na Basílica Menor Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas).

Já no dia 02, às 10h, haverá no cemitério Santana Exposição de Fotografias de arte Tumular de Caio Gallucci. Na ocasião, serão executadas obras líricas com o quarteto de cordas do Instituto Gustav Ritter, sob coordenação do diretor Edimar Carneiro. Também será oferecido o serviço gratuito de aferição de pressão arterial aos visitantes. Na ocasião, o secretário de Assistência Social, Robson Azevedo, concederá coletiva.

Comurg
O trabalho de limpeza e manutenção dentro dos cemitérios é feito pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). As equipes atuam nos quatro cemitérios e fazem troca de lâmpadas, pintura de meio-fio e muros, poda de árvores, roçagem, capina, manutenção das passarelas, calçadas, corredores, recolhimento de entulhos e varrição. Os trabalhos seguem até a véspera do Dia de Finados.

Sedetec
Para facilitar o acesso aos jazigos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) preparou uma equipe técnica para ajudar a população na localização dos túmulos. Quem tiver dúvidas quanto à localização dos túmulos deve procurar a administração de cada cemitério. A Sedetec ainda disponibilizou banheiros químicos, que serão distribuídos nos quatro cemitérios.

Seplanh
Fiscais da Seplanh, acompanhados por auxiliares e guardas civis, fiscalizarão o comércio de ambulantes e os que não tiverem autorização da prefeitura terão suas mercadorias apreendidas e receberão um auto de apreensão.

SMT
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) faz algumas intervenções nas vias próximas aos cemitérios da cidade. Objetivo do órgão é facilitar o acesso dos visitantes sem prejudicar a livre circulação dos motoristas que precisarem passar nas proximidades. As intervenções ocorrerão a partir das 6h30 e se encerrarão por volta das 18h.

Guarda Civil
A partir de quarta-feira, 1º, até o dia 3, cerca de cem guardas civis intensificarão a segurança interna e externa dos cemitérios Santana, Vale da Paz, Jardim da Saudade e Parque. O objetivo é resguardar a segurança interna e externa destes locais, prevenindo contra pequenos delitos e orientando os visitantes, que geralmente se perdem durante a visita.

Ônibus
A Companhia Metropolita de Transportes Coletivos (CMTC) colocará em operações linhas especiais para os cemitérios. Confira:

Linha 100 – Cemitério Parque/ Jd. das Palmeiras/ Centro – Horário de Operação das 07h00min as 19h00min, frota 04 ônibus, intervalo de 10 em 10 minutos, itinerário Cemitério Parque/Av. Marechal Rondon/Av. Oeste/Rua 74/Av. Paranaíba/Av. Tocantins/Pça Cívica;

Linha 101 – T. Praça da Bíblia/ Cemitério Memorial – Horário de Operação das 07h00min as 19h00min, frota 10 ônibus, intervalo de 06 em 06 minutos, itinerário T. Praça da Bíblia/BR-153/GO-020/Cemitério Parque Memorial;

Linha 102 – T. Padre Pelágio/Cemitério Parque – Horário de Operação das 07h00min as 19h00min, frota 02 ônibus, intervalo de acordo com a demanda, itinerário T. Padre Pelágio/Perimetral Norte;

Linha 103 – T. Araguaia/Cemitério Jd. da Esperança – Horário de Operação das 07h00min as 18h00min, frota 02 ônibus, intervalo de hora em hora;

Linha 105 – Cemitério Parque/ Term. Praça “A” – Horário de Operação das 07h00min as 19h00min, frota 02 ônibus, intervalo de 30 em 30 minutos, itinerário T. Praça “A”/Av. Independência/Av. 24 de Outubro/Av. Senador Jaime/Av. Bernardo Sayão/Av. Marechal Rondon/Cemitério Parque.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha ‘Finados sem Aedes’. Além de limpar e eliminar possíveis criadouros do mosquito nos principais cemitérios da Capital, os visitantes dos locais serão orientados a não deixarem materiais que possam acumular água nos túmulos e jazigos. Além da inspeção nos cemitérios e imediações, os agentes de combate às endemias também visitarão floriculturas e lojas próximas aos locais para orientar comerciantes a evitarem vender vasos e recipientes que acumulem água. Já na quinta-feira, 02, educadores em saúde estarão nos principais cemitérios da cidade para orientar os visitantes sobre a importância do descarte adequado dos objetos que acumulam água das chuvas, como vasos com plantas, embalagens plásticas e copos descartáveis. Para estimular a utilização de materiais alternativos durante o Dia de Finados, nos stands dos educadores em saúde da SMS nos principais cemitérios de Goiânia estarão disponíveis flores e lembranças feitas com recicláveis, como garrafas pet, por exemplo

Programação das missas e cultos

No Dia de Finados serão realizados cultos evangélicos, palestras espíritas e missas durante todo o dia – das 7h às 17h. O Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, presidirá uma missa no Cemitério Santana às 14h.

Cemitério Sant’Ana – Setor dos Funcionários

8h – Pe. Jonathan Alex da Costa

14h – Dom Washington Cruz

16h – Dom Moacir Silva

Cemitério Parque – Granja Cruzeiro do Sul

7h – Pe. João Otávio Martins

9h – Fredy Alexander

11h – Pe. José de Paula

13h – Pe. Maximiliano da Costa

15h – Jackson Maioli

17h – Pe. David de Jesus

Cemitério Municipal Vale da Paz – Saída para Bela Vista

8h – Pe. Cícero

10h – Pe. Dilmo

14h – Pe. Dilmo

16h – Pe. Cícero

Cemitério Jardim da Saudade – Saída para Trindade

8h – Pe. André Luiz de Sousa

10h – Pe. José de Oliveira

14h – Dom Levi Bonatto

16h – Pe. José de Oliveira

No Cemitério Parque – das 8h às 17h, a Doutrina Espírita realizará diversas ações como aferição de pressão, psicologia, orientação espiritual e esclarecimentos sobre os assuntos que os afligem; além de orientação médica com estudantes de medicina e distribuição de flores e protetor solar.

Ainda no cemitério Parque, pastores da igreja evangélica realizarão durante o dia todo um grande evento para transmitir aos visitantes mensagens de conforto, paz e esperança. Serão distribuídos gratuitamente CDs, DVDs, livros e adesivos com mensagens de conforto e esclarecimento. Também haverá apresentação de música sacra por meio de corais, quartetos, solos e instrumentos musicais.

Histórico
Sant’ana
Construído em 1939, com fortes traços da Art decó (marcante na época), o Cemitério Nossa Senhora de Sant’Ana registrou o primeiro sepultamento em dezembro de 1940. Em 1959, a administração do cemitério passou para a Prefeitura de Goiânia. Em 2000, o Cemitério Santana foi tombado como Patrimônio Histórico do município.

Dos quatro cemitérios de Goiânia, o Sant’Ana é o mais antigo. Nos 290 mil metros quadrados, foram sepultados até 2013 mais de 31 mil pessoas, entre elas, personalidades da história de Goiânia, como o fundador da cidade, Pedro Ludovico Teixeira, e a esposa, Gercina Borges; Venerando de Freitas, o primeiro prefeito; o empresário Jaime Câmara; o senador Alfredo Nasser; o apresentador de programa de TV coronel Hipopota, entre outros. O cemitério Santana fica localizado na Avenida Independência, Quadra P-89, Setor dos Funcionários. Telefone: 3524-2485.

Parque
O Cemitério Parque foi inaugurado em 1964 e ocupa uma área de 4,5 alqueires. No local, foram sepultadas – até este ano – mais de 140 mil pessoas, entre as quais, a menina Leide das Neves, uma das vítimas do acidente com o césio 137, ocorrido em 13 de setembro de 1987, e o Delegado Jorge Moreira, vítima da queda do helicóptero, que investigava uma chacina, em Doverlândia. O Cemitério Parque fica localizado na Avenida São Domingos, no Setor Cruzeiro do Sul. Telefone: 3524-2450

Vale da Paz
Inaugurado em agosto de 1997, o Vale da Paz ocupa uma área de 290 mil metros quadrados, às margens da rodovia GO-020. É voltado especialmente para a população carente e, por isso, os terrenos não são comercializados. No local, estão sepultados, hoje, mais de 30 mil corpos. O Cemitério Vale da Paz fica localizado na GO 020, Km 08, Saída para Bela Vista. Telefone: 3524-3143

Jardim da Saudade
O mais novo campo santo é o Cemitério Jardim da Saudade. Ele foi inaugurado em junho de 2008 e tem uma área de 33 mil metros quadrados. O espaço tem capacidade para o sepultamento de 12 mil corpos. Atende prioritariamente as famílias de baixa renda. O prédio dispõe de uma sala para velório, quatro banheiros e salas administrativas, uma cozinha e um almoxarifado.

O terreno foi doado para a prefeitura pelo Complexo do Cerrado, em um acordo que resultou na construção de dois cemitérios, um privado e outro público. Nele, foram sepultadas, até 2013, mais de cinco mil pessoas. O Cemitério Jardim da Saudade fica localizado na Avenida Trindade, s/n°, Setor Maísa, extensão Goiânia – saída para Trindade. Telefone: 3298-7392

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social
Fotos: Caio Galucci

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *