Outubro Rosa: Secretaria de Saúde realiza consultas durante ação no Jardim Botânico

Evento, que ocorre neste sábado, 21, a partir das 8 horas, contará com a presença do prefeito Iris Rezende e da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué

O Jardim Botânico de Goiânia, na região Sul da Capital, será palco do evento “Prevenção é saúde – Plante essa ideia” neste sábado, 21, a partir das 8 horas. Durante a ação, que contará com a presença do prefeito Iris Rezende e da secretária Fátima Mrué, a gestão municipal conscientizará a população sobre o câncer de mama e oferecerá mais informações sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará consultas com dois clínicos gerais e dará encaminhamento para a realização do exame de mamografia.

O evento contará também com palestras de especialistas direcionadas à prevenção e orientações sobre o autoexame da mama. Além disso, os participantes terão acesso a outros serviços, como aferição de pressão, orientação nutricional e testes do Índice de Massa Corporal (IMC) e de glicemia. “É importante que as mulheres após os 20 anos, que tenham casos de câncer na família, ou com mais de 40 anos realizem o autoexame da mama e tenham acesso ao exame de mamografia. Portanto, a ação realizada pela Prefeitura de Goiânia vem para incentivar toda essa reflexão em torno do Outubro Rosa e mostrar a importância da prevenção para combater o câncer de mama”, destaca Fátima Mrué.
Para marcar o dia, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realizará ainda o plantio de ipês rosas no parque e promoverá uma aula de ritmo com os participantes.

Prevenção em Goiânia
Dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que entre 2016 e 2017 foram registrados aproximadamente 58 mil novos casos de câncer de mama no país. Por isso, a prevenção continua sendo o melhor remédio. Em Goiânia, para realizar a mamografia as mulheres devem procurar a rede de atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde para marcar uma consulta.
Quem mora em área de cobertura de Estratégia de Saúde de Família pode se dirigir diretamente à unidade para agendamento da consulta.  As mulheres também podem entrar em contato com o teleconsulta pelo 0800 646 1560 para marcar o procedimento.
Em 2016 foram realizadas 82.517 mamografias em Goiânia. Destas, 40.018 de moradoras da Capital. Os meses de outubro e novembro foram os com maior demanda com, respectivamente, 7.630 e 8.564 exames. Neste ano, de janeiro a julho, foram realizadas 46.770 mamografias no município. Destas, 21.962 são de mulheres que residem no município.
Atualmente, a SMS mantém 13 prestadores que oferecem o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em unidade própria, o serviço de mamografia é realizado no Hospital e Maternidade Dona Iris, localizado na Vila Redenção.
Thiago Araújo, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *