Prefeitura inaugura novos trechos do Parque Linear Macambira

Solenidade ocorre nesta sexta-feira, 20, às 9h, com a presença do prefeito Iris Rezende

A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta sexta-feira, 20, novos trechos do Parque Macambira, que integra o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). A solenidade ocorre às 9 horas, na Rua RD-01 c/ Avenida César Lattes, no Setor Novo Horizonte, com a presença do prefeito Iris Rezende.

Na ocasião, serão inaugurados dois blocos (trechos compreendidos entre as avenidas Parque e Trieste, no Setor Village Veneza, Alameda Santa Rita no Setor Novo Horizonte e Avenida Milão, na confluência com o Parque Municipal Bernardo Élis e entre a Avenida César Lattes, no Setor Novo Horizonte, onde se localiza o Núcleo Socioambiental). Em seguida, serão entregues o Parque de Vizinhança 4, localizado no Residencial Aquarius, e o conjunto de obras dos blocos compreendidos entre a Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, no Setor Vila Boa, e a Avenida Domiciano Peixoto, no Setor Cachoeira Dourada.

Setorização
Estimado em 24 km de extensão, o Parque Linear foi dividido em 11 setores estratégicos de obras, de acordo com a configuração dos cursos d’água e existência de vias transversais. Por sua vez, esses trechos de obras foram subdivididos em blocos para melhor condução dos trabalhos e acompanhamento físico-financeiro das intervenções. Nesta primeira etapa, o conjunto de obras licitado prevê a execução do Parque Ambiental Macambira (PAM), que já foi implantado, e os Setores 1, 2 (parcial) e 3, do Parque Linear Macambira. As intervenções incluem serviços de construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de obras de melhoria de mobilidade urbana, por meio da execução de travessias e implantação e pavimentação de vias na região dos parques.

As obras
Os blocos a serem entregues integram o escopo de obras dos Setores 2 e 3 do Parque Linear e incluíram diversas intervenções, tais como:

No Setor 2 foi construído um Parque de Vizinhança (Residencial Aquárius), que é uma espécie de complexo esportivo que conta com quadras poliesportivas, quadra de areia, parque infantil, pistas de ciclismo e caminhada, além de estares para lazer e convivência da comunidade. Já no Setor 3 foi implantado um Núcleo Socioambiental, no Bairro Novo Horizonte, que conta com salas multifuncionais onde a comunidade poderá participar de cursos e capacitações e ainda um auditório, para a realização de reuniões e diversas atividades artísticas e culturais.

Além da construção desses espaços, foram executadas ações de proteção de margens, plantio de mudas nativas nas áreas de preservação permanente (APPs), abertura de vias perimétricas ao parque, implantação de pistas de ciclismo e caminhada, entre outras.
Com a entrega desses novos trechos o Programa atinge 97% do escopo de obras da primeira etapa, sendo que o único trecho que ainda não recebeu intervenções situa-se no final do Setor 1 (Bloco 5), cuja ordem de serviço não foi emitida em razão de judicialização de processos de desapropriação.

O Programa
O Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e prevê a criação do Parque Linear Macambira Anicuns, com 24 quilômetros e abrangência em 132 bairros da Capital e dois Parques Ambientais Urbanos. Um na área de cabeceira do córrego Macambira – o Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, e outro em áreas adjacentes ao Ribeirão Anicuns – o Parque Urbano da Pedreira, face oeste da Região do Morro do Mendanha.

Ciclovias e pistas de caminhada
O Parque Linear e o Parque Ambiental Macambira (PAM) serão margeados por quase 50 km de pistas de caminhada e ciclismo. Com a construção das pistas e dos demais equipamentos de esporte e lazer, o objetivo é beneficiar, de forma direta, mais de 350 mil pessoas com estímulo ao lazer, à prática esportiva e à saúde preventiva, além de melhorar a mobilidade urbana nas regiões abrangidas pelo Parque.

A primeira etapa licitada em andamento contempla mais de 15 km de pistas de ciclismo, em ambas as margens do Córrego Macambira ao longo dos três setores de obras, bem como no contorno do PAM e do PV-2, que já foram implantados. Também estão sendo implantados bicicletários em pontos estratégicos dos parques, sendo que nesse trecho licitado haverá a implantação de 27 bicicletários no total.

Recuperação ambiental
Um dos objetivos principais do Programa Macambira Anicuns é promover a recuperação ambiental ao longo dos cursos d’água que dão nome ao parque e também de seus afluentes. Neste sentido, estão sendo empreendidas diversas ações, como: serviços de proteção de margens, recomposição florística de Áreas de Preservação Permanente (APPs), proteção de nascentes, instalação de ecopontos, entre outros.

No que tange à recomposição florística da área dos parques, haverá o enriquecimento arbóreo por meio do plantio de mais de 120 mil mudas de espécies nativas do Cerrado, sendo mais de 20 mil somente nesta primeira etapa em andamento (no três setores do Parque Linear em obras).

Equipamentos sociais
Além da recuperação e preservação ambiental das áreas degradadas ao longo do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns, a execução do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) também prevê uma série de outras ações que visam à melhoria da infraestrutura urbana garantindo, assim, maior qualidade de vida aos 350 mil moradores dos 132 bairros abrangidos pelo Programa.

Sendo assim, o Puama ainda prevê a construção de equipamentos sociais ampliando o atendimento da Prefeitura nas áreas de saúde e educação. Neste sentido, foram construídas duas unidades de saúde já entregues à população – o Centro de Saúde da Família Michele Muniz do Carmo, no Bairro Rodoviário e CSF São Francisco e ainda uma escola de ensino fundamental no Residencial Itamaracá, que está em construção.

Da editoria do Puama

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *