Prefeitura promove palestra com mastologista sobre câncer de mama

A ação faz parte das ações da campanha Outubro Rosa e será realizada às 14h, na sede da secretaria de Politicas para as Mulheres

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Politicas para as Mulheres (SMPM), promove nesta quinta-feira, 19, uma palestra com o médico Luís Fernando Pádua Oliveira, que é mastologista e mestre em ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na ocasião, o profissional abordará assuntos como a prevenção e o tratamento do câncer de mamar. A palestra faz parte das ações da campanha Outubro Rosa da Prefeitura e será realizada às 14h, na sede da secretaria, na Rua 16-A, nº 350, Setor Aeroporto.

A secretária de Politicas para as Mulheres, Célia Valadão, destacou a importância de falar sobre o tema, principalmente por se tratar de uma doença que pode ser detectada pela própria pessoa. “O autoexame pode identificar o câncer de mama nas fases iniciais, mas sabemos que poucas mulheres o fazem, seja por falta de informação ou incentivo. É dever do poder público levar o conhecimento para a população e provocar esse debate”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) em 2016, foram detectados 550 novos casos da doença em Goiânia, esse numero chega à 1.680 em todo estado, o que leva Goiás para a 12ª posição entre os 27 estados brasileiros.

Para especialistas, existem outros fatores que podem evitar o aparecimento do nódulo, com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, ter uma boa alimentação, estar com o peso corporal adequado, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do tabaco.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *