Grupo Dança e Cantares Portugueses realiza turnê em seis municípios do Estado

Projeto tem como objetivo propiciar às pessoas da terceira idade o resgate ​d​a autoestima e autoconfiança

O Grupo Dança e Cantares Portugueses, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza entre os dias 20 de outubro e 24 de novembro turnê com apresentações gratuitas nas cidades de Ceres, Goianésia, Pirenópolis, Anápolis, Abadiânia e Uirapuru. Formado por 32 pessoas, entre homens e mulheres que já alcançaram a chamada Melhor Idade, o grupo, por meio de danças e cantigas lusitanas, preserva a cultura e a tradição portuguesa.

O projeto que acontece há 14 anos tem como objetivo propiciar às pessoas da terceira idade o resgate da autoestima e autoconfiança. Para o integrante Jacinto Pereira da Silva, 86 anos, a turnê é muito importante. ‘Estou há 14 anos no grupo e essa será a sexta vez que participo de turnê pelo Estado, me sinto útil, mostrando o que sei fazer’, enfatiza.

De acordo com Eurico Moreira, coordenador do Grupo, a turnê é de grande valor e riqueza para os idosos. ‘A atividade visa promover o idoso ou a idosa, melhorando a sua qualidade de vida, alegrando o seu dia a dia e, com isto, resgatar a sua autoestima e a sua autoconfiança, para que se sinta bem e possa viver melhor’, enfatizou.

Ainda segundo o coordenador, no primeiro semestre de 2018 o Grupo iniciará turnê de shows em Goiânia, onde percorrerá sete centros de Referência de Assistência Social (Cras) e três escolas municipais. No dia 15 de fevereiro, o grupo comemorará 15 anos de existência com um grande show em Goiânia para marcar a data. Na ocasião, será lançado o livro bibliogáfico do grupo. O livro contará com 30 páginas ilustradas com fotos e depoimentos de integrantes e de figuras ilustres que contarão a trajetória e a história do grupo.
O
Grupo já realizou 300 shows nestes 14 anos, cinco turnês pelo Estado, cinco shows nos estados da Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e São Paulo, além de participar de dois festivais internacionais em Portugal. Possui na bagagem dois CDs, dois DVDs e diversos prêmios conquistados ao longo de 14 anos de história. O grupo também atua em projetos sociais ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social e, quando necessário ajuda os próprios integrantes.

Sobre o Grupo
O Grupo Dança e Cantares Portugueses foi fundado em 15 de fevereiro de 2003 pelo português Eurico Moreira e sua esposa, a brasileira Lúcia Medeiros. Atualmente, integram a turma 32 homens e mulheres na faixa etária de 60 anos acima. Os integrantes aprendem a dançar e a tocar instrumentos, baseados na música popular portuguesa e do folclore português – viras, chulas, malhões e rusgas – tradicionais danças do folclore do Norte de Portugal. Eles ensaiam duas vezes por semana, sempre às quartas-feiras, a partir da 13h, e nas sextas-feiras, a partir da 8h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, no setor Aeroporto. As inscrições para novos participantes continuam abertas.​ Interessados podem ligar no 3524-2666.​

Programação:
20 de outubro (19h) – no Centro de Convivência, em Ceres
24 de outubro (15h) – Teatro Centro Cultural Belcholina Rodrigues, em Goianésia
28 de outubro (20h) – no Cine Pireneus, em Pirenópolis.
06 de novembro (19:30h) – no Teatro Municipal de Anápolis, em Anápolis
17 de novembro (19h) – na Praça dos Quiosques, em Abadiânia
24 de novembro (19h) – Cras Coco Uirapuru , em Uirapuru.

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social
Foto: Francielly Ferreira

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *