Prefeito confere serviços e obras realizados no primeiro Mutirão da região Noroeste

Iris Rezende vistoriou unidades de saúde e de educação e conversou com moradores da região. Nona edição da frente de serviços beneficia 16 bairros

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, dedicou-se, na manhã de hoje, 14, a ouvir moradores e visitar obras e unidades públicas na região Noroeste. Desde as 8 horas, o Jardim Curitiba III recebe a nona edição do Mutirão da Prefeitura, que é a primeira a ser realizada na região. Iris passou por todos os 50 estandes que estão montados na praça da Maternidade Nascer Cidadão, ouvindo demandas da população e cumprimentando os servidores que prestam cerca de 120 tipos de serviços em diversas áreas. As obras de infraestrutura iniciaram-se dias antes da concentração do evento e, algumas delas, já foram vistoriadas pelo prefeito. 16 bairros são beneficiados nesta etapa.

Logo após a abertura do Mutirão com o hasteamento das bandeiras, Iris Rezende e a primeira dama, Iris de Araújo, foram homenageados pelo ex-vereador Mizair Lemes com um autorretrato do prefeito e uma placa de honra ao mérito em reconhecimento “à relevante contribuição [da primeira dama] de forma voluntária em prol do desenvolvimento e melhorias para a região Noroeste de Goiânia”, diz a placa. À imprensa, o prefeito revelou ser movido pelo contato com o povo. “Comecei com os mutirões em 1966 e pretendo continuar com eles até o fim da vida. Porque uma pessoa pra se tornar político precisa estar disposta a se entregar e, com humildade, honestidade e responsabilidade, trabalhar junto com o povo e em prol do povo”, disse.

Nos estandes, o prefeito respondeu aos questionamentos da população, com o auxílio de sua equipe de secretariado. Um morador da região reivindicou a retomada das obras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) no Bairro Floresta, que foram paralisadas na gestão passada. O secretário municipal de Educação, Marcelo Costa, explicou que já estão em andamento os processos para dar continuidade à construção das unidades e que eles serão priorizados. Na Semas, Iris Rezende conheceu o projeto do Banco de Alimentos, por meio do qual a Secretaria Municipal de Assistência Social recebe doações de supermercados e abastece um total de 62 unidades da rede e também entidades associadas.

Depois de passar pelos estandes que abrigam as pastas da administração municipal para atender à comunidade, Iris Rezende visitou a Maternidade Nascer Cidadão (MNC), acompanhado da secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, de vereadores, outros secretários, lideranças locais e autoridades. Na maternidade, os diretores explicaram ao prefeito um pouco da política da unidade, que segue parâmetros do Ministério da Saúde para atendimento humanizado.

“Aqui nós tratamos a todos com muito respeito, cuidado e humanização, garantindo o direto dos familiares de acompanhar os bebês. Além disso, nossa equipe multidisciplinar é totalmente empenhada em prestar, da melhor forma possível, a assistência à população da região Noroeste, com uma gama de serviços à disposição de quem necessita”, esclareceu o diretor técnico da MNC, Rogério Cândido. Na ocasião, o pai do recém-nascido João Henrique, de três dias, Luis Henrique Cunha, confirmou ao prefeito a excelência do atendimento recebido.

Também foi vistoriado o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região Noroeste, que realiza uma média de 8 mil atendimentos por mês. O objetivo, segundo o prefeito, é ampliar o quadro de profissionais para que a capacidade de atendimento aumente nos próximos seis meses. Da unidade, Iris Rezende e equipe foram conferir as obras do Cmei Pequeno Aprendiz, na Vila Mutirão I. A unidade atende hoje 64 alunos e, com a ampliação em andamento, as vagas vão aumentar em quase 100%.

No final da manhã, o prefeito visitou ainda a Escola Municipal Nossa Senhora da Terra, que passou por reforma geral. Ao todo, 123 unidades já receberam recursos do Programa Escola Viva, voltado para manutenção permanente dos prédios escolares. Às 15h30 Iris e sua equipe retomam as vistorias, passando por praças, ruas com asfalto em execução, bosque e unidades de saúde e de assistência social. As atividades se encerram às 17 horas com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Mayara Chagas, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *