Mutirão da Prefeitura terá atendimento com nutricionista

Vacinas, aferição de pressão arterial e glicemia, atendimento dermatológico para triagem de câncer de pele e aulas de primeiros socorros também estarão disponíveis durante os dois dias do evento

Quem passar pela nona edição do Mutirão da Prefeitura neste fim de semana, 14 e 15, na região Noroeste de Goiânia, poderá ser atendido por equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital. Ao procurar o serviço, os interessados serão avaliados por meio da aferição do Índice de Massa Corporal (IMC) e, caso sejam encontradas alterações que indiquem obesidade, direcionados para consulta com profissionais da nutrição. A avaliação, que é gratuita e aberta ao público, faz parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, celebrado na próxima segunda-feira, 16.

Além das dicas nutricionais, também estarão disponíveis para população outros serviços de saúde. Durante os dois dias do Mutirão, os moradores da região Noroeste poderão procurar, sem restrição, o serviço de dermatologia voltado para a avaliação e orientação sobre câncer de pele.

‘Esse atendimento é importante pois se detectado precocemente o câncer de pele apresenta altos percentuais de cura’, explica a médica e superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Luciana Curado. Testes de aferição de pressão arterial e de glicemia serão realizados no local. Os pacientes que aguardam por eletrocardiograma e receberam uma ligação da Central de Regulação de Vagas deverão comparecer no evento para realização do exame. O objetivo é reduzir a fila de espera pelo procedimento na rede municipal de Saúde.

Para aqueles que precisam atualizar o cartão de vacinas, estarão disponíveis doses contra meningite, HPV, febre amarela, hepatite, tétano e difteria. ‘Como muitas pessoas trabalham durante a semana, o Mutirão é uma ótima oportunidade para colocar a caderneta de vacinação em dia’, orienta a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.

Já a equipe da diretoria de Zoonoses estará no local para tirar dúvidas sobre controle de animais peçonhentos, posse responsável e combate a abelhas, por exemplo. Desde a última segunda-feira, 9, mais de 80 agentes de combate às endemias visitam cerca de 12.000 imóveis em 16 bairros da região Noroeste. O objetivo é identificar e eliminar criadores do mosquito Aedes. O trabalho será intensificado no fim de semana com o trabalho das equipes da ‘Operação Cata Pneus’.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia promoverá durante os dois dias da nona edição da mobilização da Prefeitura aulas de primeiros socorros, com foco em massagem cardíaca e orientações de quais informações são importantes durante uma ligação de emergência para o 192. Uma parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) tem mobilizado reformas e obras em unidades de saúde da região.

A Maternidade Nascer Cidadão, por exemplo, ganhará pintura externa e outros reparos. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Curitiba passou por uma revisão geral e os Centros de Saúde da Família São Carlos, Jardim Primavera, Boa Vista e Vila Mutirão também já foram beneficiados.

SERVIÇO

Assunto: Prefeitura leva atendimento com nutricionista para Mutirão na região Noroeste

Data: Sábado, 14, e domingo 15 de outubro

Local: Jardim Curitiba III

Horário: A partir das 8h

Informações para imprensa: 3524-1511

Texto: Pedro Ferreira, da editoria de Saúde
Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *