Iris Rezende inaugura novo prédio de Centro de Saúde e destaca investimentos na área

Local na Vila Redenção chegou a ficar quase quatro anos fechado e agora foi devolvido para a comunidade da região Sul da Capital

O prefeito Iris Rezende e a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, inauguraram no final da tarde desta sexta-feira, 06, o Centro de Saúde Hortência Mendonça, na Vila Redenção. A unidade atenderá mais de 13 mil pessoas que vivem na própria Vila Redenção e em bairros próximos nas especialidades de clinica geral, ginecologia, pediatria, odontologia e vacinação.

“É um grande esforço entregar uma unidade que estava fechada há tanto tempo, desde 2013, em poucos meses de gestão. A comunidade estava carente, pois tinha que se deslocar para outras regiões em busca de atendimentos primários”, comentou Fátima Mrué.

Para se tornar realidade, o novo Centro precisou de reformas na rede elétrica e hidráulica, nova pintura e reparos no telhado. O prédio está mais acessível, com grades de proteção, grelhas para captação da água da chuva e corrimões. Todas as intervenções foram realizadas com recursos municipais na ordem de R$ 150 mil. As intervenções ocorreram em  parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Companhia de Urbanização (Comurg) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).

O prefeito de Goiânia chegou ao local recepcionado por dezenas de moradores que vieram acompanhar a entrega da unidade, que fica localizada ao lado do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Vila Redenção. “Mesmo com dificuldades financeiras até aqui, aplicamos mais de 20% do nosso orçamento, reformamos mais de 163 unidades, aumentamos equipes e em breve teremos mais médicos atendendo junto as famílias”, destaca.

Iris Rezende comentou sobre o problema enfrentado por Goiânia quanto ao grande número de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, mais de 4 milhões pessoas estão cadastrada no sistema da SMS enquanto o município tem 1 milhão e 300 mil habitantes. “Faremos o recadastramento de todo o sistema. Não negaremos atendimento a ninguém, mas é justo que as cidades que mandarem pacientes para cá arquem com os custos disso”, ressaltou.

Para o prefeito Iris Rezende, a entrega da unidade confirma que a Saúde é uma das prioridades da atual gestão. “Essa administração vai provocar uma verdadeira revolução na Saúde. Hoje, estamos aplicando mais de 20% da arrecadação em ações e serviços públicos da área. Por isso, dentro de pouco tempo Goiânia será exemplo para o Brasil pelo trabalho realizado”, reafirmou.

A moradora, Cláudia Moreira da Silva comemorou a inauguração e veio buscar informações sobre consultas. “Moro próximo e o posto de saúde fez muita falta enquanto esteve fechado. Agora vou trazer meus filhos para consultar com os médicos. Com a unidade fechada, tinha que levá-los para longe. Agora isso não vai mais acontecer”, acredita.

Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *