Mutirão concentra atividades e serviços na região do Jardim Novo Mundo

Milhares de pessoas foram até os estandes na praça George Washington, neste sábado, 30, em busca de atendimentos nas áreas de saúde, beleza, assessoria jurídica e emissão de documentos

A oitava edição da frente de serviços da Prefeitura será realizada até a manhã deste domingo, 1º, e atende a 28 bairros da região do Jardim Novo Mundo. Só hoje, 40 mil atendimentos foram realizados e  beneficiou inúmeras pessoas  com algum dos serviços ou participação nas atividades culturais, esportivas e de lazer.

O prefeito Iris Rezende visitou a estrutura montada logo cedo e em seguida partiu para vistoriar obras nas proximidades. Enquanto isso, os moradores e visitantes de diversas partes da cidade, aproveitaram para cortar o cabelo, emitir documentos, vacinar animais domésticos ou aproveitar as atividades recreativas do Mutirão.

Foi o caso do Luan dos Santos, 8 anos, que estuda na Escola Municipal Bom Jesus, que fica ao lado da praça George Washington, e se divertiu no “slack line” que consiste numa fita amarrada entre duas árvores. A atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) é levada para vários parques em Goiânia e foi uma das sensações para a garotada. A brincadeira melhora o equilíbrio, a concentração e a força.

Já Marta Helena de Sousa, que é doméstica e mora no Jardim Novo Mundo, passou no estande da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e viu que as mesas estavam com uma grande variedade de livros. Todos são distribuídos gratuitamente nas edições do Mutirão, onde são doados em média 200 unidades, incentivo a leitura e conhecimento. “Vou levar pra casa este livro da Cora Coralina, poetisa que admiro muito por sua história e trabalho”, comenta.

A frente de serviços é feita em parceria com diversos órgãos, além do município, como os Correios. Muitos moradores usufruíram do sistema de regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), oferecido de forma rápida e prática para a comunidade. A vendedora Maria Emiciana da Silva, recém-chegada em Goiânia, teve problemas no Maranhão com a inscrição no documento e resolveu com um simples preenchimento de cadastro. “Bem prático, não tenho tempo durante a semana e nem tinha a orientação de como resolver o problema. O Mutirão traz essa oportunidade de ajudar as pessoas”, declara.

Amanhã, ainda dá pra aproveitar outros serviços, como se cadastrar no Programa Municipal de Habitação de Interesse, buscar atendimentos na área de saúde como vacinas, consultas, medir Índice de Massa Corporal (IMC), aferir pressão arterial, fazer o teste de glicemia para avaliação de diabetes, por exemplo. Também é possível cortar o cabelo, levar os filhos para passear e brincar nas atividades recreativas ou vacinar ou cachorro ou gato. Somente neste Mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou tenda para vacinação, para alcançar a meta de vacinar 200 mil animais na capital.

Vistorias a obras
Pela manhã, o prefeito visitou a horta comunitária na avenida Canaã e obras como a da implantação do Bosque da Vila Romana, intervenções em vias como nas avenidas Uruguaiana, do Ouro, Andrelino de Moraes e Caxias que incluem novos canteiros, meios fios e sinalização. Além da praça Vereador José Eduardo, com quase 95% das obras concluídas, a praça Fernão Dias que será revitalizada em breve e viu de perto o resultado das melhorias no CMEI Cristiano Emídio e do Posto de Saúde do Setor Água Branca.

De acordo com Iris Rezende, os mutirões implantaram um ritmo intenso de ações na Prefeitura. “Estamos em todas as regiões da cidade para ouvir e resolver os problemas das comunidades. Dá pra ver a satisfação das pessoas com a proximidade que elas têm comigo e com qualquer outro secretário do governo. Isso se traduz em benfeitorias e atendimento aos anseios da população, mesmo com a crise e falta de recursos que temos enfrentado com muita garra e determinação”, destaca.

Luciano Joka, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *