Semas vistoria cemitérios públicos de Goiânia

Objetivo da ação é levantar as demandas para que espaços recebam investimentos em infraestrutura básica e segurança

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciará na próxima segunda-feira, 2, a vistoria dos quatro cemitérios públicos de Goiânia. Denominada de Operação Finados, a ação visa levantar as demandas dos cemitérios com o objetivo de realizar medidas emergenciais de curto e médio prazo.

De acordo com secretário de Assistência Social, Robson Azevedo, entre as medidas que serão realizadas pela gestão municipal estão a melhoria das condições de trabalho dos servidores, investimentos em infraestrutura básica e segurança. “Além disso, estamos planejando o trabalho que será realizado para receber a população que visitará os cemitérios no Dia de Finadas”, afirma.

As vistorias começarão pelo Cemitério Parque, às 8h30. Localizada na Avenida São Domingo, no Setor Urias Magalhães, a unidade possui 4,5 alqueires e é o maior da Capital. Em seguida, a Semas visitará o Santana, Vale da Paz e Jardim da Saudade.

Saiba mais

Parque

O Cemitério Parque foi inaugurado em 1964 e ocupa uma área de 4,5 alqueires. No local, foram sepultados até este ano mais de 146 mil pessoas, entre as quais, a menina Leide das Neves, uma das vítimas do acidente com o césio 137, ocorrido em 13 de setembro de 1987, e o delegado Jorge Moreira, que investigava uma chacina, em Doverlândia, quando morreu vítima da queda de um helicóptero.

Sant’ana

Construído em 1939, com fortes traços da art decó (marcante na época), o Cemitério Nossa Senhora de Sant’Ana registrou seu primeiro sepultamento em dezembro de 1940. Em 1959 a administração do cemitério passou para a Prefeitura de Goiânia. Em 2000, o Cemitério Santana foi tombado como Patrimônio Histórico do município. Dos quatro cemitérios de Goiânia, o Sant’Ana é o mais antigo. Nos seus 290 mil metros quadrados foram sepultados mais de 32 mil pessoas, entre elas personalidades da história de Goiânia, como o fundador da cidade, Pedro Ludovico Teixeira, e sua esposa, Gercina Borges; Venerando de Freitas, o primeiro prefeito; o empresário Jaime Câmara; o senador Alfredo Nasser; o apresentador de programa de TV coronel Hipopota, entre outros. O cemitério Santana fica localizado na Avenida Independência, Qd. P-89, Setor dos Funcionários.

Vale da Paz

Inaugurado em agosto de 1997, o Vale da Paz ocupa uma área de 290 mil metros quadrados às margens da rodovia GO-020. No local estão sepultados, hoje, mais de 35 mil corpos. O Vale da Paz fica localizado na GO-020 KM 08, Saída para Bela Vista.

Jardim da Saudade

Inaugurado em junho de 2008, o Jardim da Saudade  possui uma área de 33 mil metros quadrados. O espaço tem capacidade para o sepultamento de 12 mil corpos. O terreno foi doado para a Prefeitura de Goiânia pelo Complexo do Cerrado. Nele estão sepultadas mais de 9 mil pessoas. O Cemitério Jardim da Saudade fica localizado na Avenida Trindade, no Setor Maísa.

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *