SMT realiza ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

Objetivo é ressaltar o comportamento responsável como medida para redução de acidentes e de vitimas no trânsito

A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SMT), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, promove uma série de ações educativas e de conscientização durante a Semana Nacional de Trânsito, de hoje, 18, até a próxima segunda-feira, dia 25. A semana especial tem como objetivo ressaltar o comportamento responsável como medida para redução de acidentes e de vitimas no trânsito. A cada ano, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) define um tema para a semana e em 2017 o escolhido foi “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Na abertura das atividades, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Programa Vida no Trânsito apresentou a análise de acidentes fatais de trânsito em Goiânia. Na oportunidade, foi informado que o número de mortes subiu 15,75% em 2015, comparando com 2016. Foram registrados 228 acidentes com vítimas fatais em 2016 contra 197 no ano anterior. “A Semana Nacional de Trânsito começa com o diagnóstico da situação e passa para as ações para mudança desse quadro”, ressalta o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito da Capital, Horácio Ferreira.

As atividades continuam nesta terça-feira, com a 5ª Mostra de Videos para Educação no Trânsito. O evento ocorre no cinema Lumiere do Shopping Banana, das 9h às 10h, e das 14h as 15h, até quinta-feira, 21. As produções foram feitas por 30 escolas municipais públicas e privadas de Goiânia e conta com o apoio da Rede Mobi, que fornece o transporte dos alunos até o shopping.

Durante toda a próxima quinta-feira, 21, ocorrerá uma blitz educativa na Avenida Paranaíba, em frente ao Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores (IMAS), para alertar sobre a importância da conscientização do respeito às vagas de deficiente e idosos. “Vamos alertar o condutor sobre a importância do respeito às regras e lançaremos a campanha ‘Sem o Cartão, não Use Essa Vaga Nem por 1 Minuto’, destaca Horácio. A ação será em parceria com a Superintendência da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA).

Encerrando as atividades, a SMT promove um Workshop na próxima segunda-feira, 25, em parceria com o Programa Vida no Trânsito, SEST SENAT e Rede Mobi, destinado a profissionais, alunos e envolvidos com o trânsito e transporte. O evento começa a partir das 8h da manhã e os interessados fazem a inscrição no local do evento, na sede do SEST SENAT, localizada na Travessa São Pedro, esquina com a Avenida Castelo Branco, nº 1440 – Bairro Ipiranga, Goiânia.

Para o secretário da SMT, Fernando Santana, as ações de sensibilização colaboram para que as pessoas avaliem seus comportamentos e observem se suas atitudes estão contribuindo para um trânsito menos violento.

“Agir de maneira prudente e respeitosa é fundamental para que possamos ter menos acidentes e vitimas no trânsito. É indispensável que cada um faça sua parte para alcançarmos um trânsito mais humano e seguro”, conclui Fernando Santana.

Antônio Bento, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *