Prefeitura inicia Campanha de Multivacinação em Goiânia

Crianças e adolescentes devem atualizar a caderneta de vacinação até o dia 22 de setembro em um dos postos de saúde da capital

Teve início nesta segunda-feira, 11, a Campanha Nacional de Multivacinação em todas as salas de vacina de Goiânia. Com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes do município, os trabalhos seguem até o dia 22 deste mês. O dia “D” para divulgação e mobilização nacional será realizado em 16 de setembro. As doses estão disponíveis nos postos de vacinação da capital de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos finais de semana no Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico.

‘A multivacinação é uma estratégia adotada para atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Robson Azevedo. A estratégia é realizada em um período determinado e em um curto intervalo de tempo. Nesta oportunidade são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.

Com esta estratégia, a intenção é resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, para melhorar as coberturas de imunização e manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis na capital. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes.

“É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação”, alerta Robson Azevedo. Com o documento é possível que os profissionais de saúde avaliem se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal para cada vacina.

Para crianças são oferecidas as vacinas BCG, hepatite B, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Pneumocócica 10V, Rotavírus humano, Meningogócica C, Febre amarela, Hepatite A, Tríplice Viral, Tetra Viral e HPV. Já os adolescentes podem receber as vacinas Hepatite B, Tríplice viral, Febre amarela, Dupla adulto, HPV e Meningogócica C, que foi para este público foi ampliada neste ano.

Os postos funcionam das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico, funciona aos sábados, domingos e feriados. No dia “D”, setenta salas estarão abertas em todas as regiões da capital para atender a população durante todo o sábado.

SERVIÇO
Assunto: Campanha de Multivacinação 2017
Data: De 11 a 22 de setembro
Horário: 8 às 17 horas
Local: Todas as unidades com sala de vacina da Prefeitura de Goiânia
Informações: 3524-1511

Pedro Ferreira, da editoria de Saúde
Foto: Anna Lúcia Almeida

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *