Audiência Pública debate a erradicação do trabalho infantil

Evento será realizado no auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia no dia 4 de setembro, a partir das 14 horas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Ministério do Trabalho e Emprego promovem, no próximo dia 4 de setembro, uma audiência pública sobre a erradicação do trabalho infantil. O evento será realizado no auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal, a partir das 14h.

Objetivo é discutir políticas públicas e propor estratégias de prevenção e combate à exploração ilegal de trabalho de crianças e adolescentes, assim como abordar a realidade do trabalho infantil no município de Goiânia, suas causas e as estratégias para o seu enfrentamento.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 24 mil crianças e adolescentes trabalham em Goiás.

Para reverter o quadro, a Semas, promove busca ativa e campanha de conscientização e esclarecimento nas feiras da capital e em outros locais onde possa haver criança trabalhando, como nos sinaleiros. O trabalho de busca ativa é realizado pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Após a identificação, a equipe do Seas levanta dados referentes ao número de crianças trabalhando , como também a idade, endereço, escola em que estudam e os responsáveis, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Identificados os casos, as crianças são inseridas no Cadastro Único do município para receberem os benefícios da Assistência Social. Além disso, há o encaminhamento de crianças e adolescentes paras os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos núcleos de Assistência Social (NAS). Nesses locais, eles e suas famílias são atendidos por equipe técnica qualificada. As famílias são orientadas e conscientizadas para que não exponham seus filhos ao trabalho infantil e que partricipem, no contraturno escolar, de atividades oferecidas nas unidades de Assistência Social do município.

Serviço
Evento:1ª Audiência Pública sobre erradicação do Trabalho Infantil
Local: Câmara Municipal de Goiânia
Data: 04 de setembro de 2017
Hora: 14 horas

Roberta Amorelli, da editoria de Assistência Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *