Unidades de saúde da prefeitura celebram Dia Nacional de Combate ao Fumo

Atividades de conscientização, palestras e caminhadas estão entre as ações dos postos de saúde de Goiânia

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, tem como intuito conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelo cigarro. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) tem realizado uma série de ações para discutir a importância do tema desde a última semana. Como parte da agenda de comemorações, nesta terça-feira, 29, o Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro São Francisco, região Oeste da capital, promove palestras e atividades sobre tabagismo.

“A ação faz parte da programação da Campanha Nacional de Combate ao Fumo, que acontece durante todo o mês de agosto, em varias unidades de saúde de Goiânia”, destaca a gerente de Doenças e Agravos Crônicos e Não-Transmissíveis da SMS, Daniela Teixeira. Além das palestras educativas, a programação é variada entre as unidades de saúde. ‘Haverá caminhadas, exposição de materiais nocivos à saúde encontrados na composição do cigarro e inscrições de novos pacientes que querem para de fumar’, explica a gerente.

No bairro São Francisco, uma psicóloga conversará com participantes do grupo de tabagismo, servidores e gestores sobre ansiedade. Em todas as unidades do Distrito Sanitário (DS) Oeste, até o dia 1° de setembro, serão expostas réplicas de cigarro com 70 cm de comprimento com alertas dos riscos do tabaco. ‘Também será o momento para tirar dúvidas sobre os males do tabagismo e os benefícios em se parar de fumar’, destaca o coordenador geral do DS Oeste, Eder Santana.

Apesar da Campanha de Combate ao Fumo ser intensificada durante este mês, o Programa de Combate ao Tabagismo funciona durante todo o ano na rede municipal de Saúde de Goiânia. Os interessados em participar dos grupos para deixar de fumar devem buscar informações pelo telefone 3524-1604 ou na sede do Distrito Sanitário da região onde reside.

Ações
Desde a última semana, os grupos antitabagismo dos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), Centros Integradas de Atenção Médico Sanitária (Ciams), Centros de Saúde (CS) e CSFs realizam atividades de conscientização entre a população com divulgação dos trabalhos de controle do tabagismo das unidades, importância e benefícios para a saúde resultante da cessação do ato de fumar. No Distrito Sul, por exemplo, o Ciams Pedro Ludovico possui um grupo antitabagismo que atua na região há dez anos. Duas turmas iniciaram as atividades neste semestre para acompanhamento com equipe multiprofissional.

O foco da ação do Centro de Saúde Jardim Guanabara I, no Distrito Norte, é a conscientização de adolescentes e adultos das escolas da região. Além da exposição de uma réplica ampliada do cigarro e suas substâncias tóxicas, as equipes irão propor momentos de reflexão com os alunos e professores e desenvolver atividades lúdicas e interativas para destacar quais são os prejuízos decorrentes do consumo de tabaco. Em outras cinco unidades de saúde da região Norte também será possível se informar sobre os males do cigarro.

Já no Centro de Saúde do Parque Amazônia, região Sul, haverá nesta terça-feira, 29, a sensibilização dos usuários da unidade sobre os benefícios em se parar de fumar. Para a quarta-feira, 30, a equipe da unidade prepara uma caminhada com os participantes do grupo de controle do tabagismo. Cinco unidades de Saúde da região Sudoeste promove palestras atividades para celebrar a data nos próximos dias.

Dados
De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 195 diferentes países, o Brasil foi a nação que alcançou a maior redução do consumo de tabaco, mesmo sendo o segundo maior produtor de tabaco do mundo. A política de controle do tabaco reduziu em 35% a prevalência de fumantes nas capitais brasileiras entre 2006 e 2016.

Segundo o levantamento feito pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, em Goiânia entre 2010 e 2015 houve redução de 4,6% no quantitativo de fumantes.

Confira aqui o cronograma das atividades nas unidades de saúde de Goiânia.

SERVIÇO
Assunto: Dia Nacional de Combate ao Fumo
Data: Terça-feira, 29 de agosto de 2017
Horário: 8:30 h
Local: Centro de Saúde da Família São Francisco
Endereço: Travessa Buenos Aires, Lt 01, S/n – São Francisco, Goiânia

Letícia Cabral, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *