Educação oferece oficina de games pedagógicos e Jornada de Futebol no Mutirão

Oficina de games utiliza a tecnologia para ensinar noções básicas de programação e letramento. Atividades recreativas, pedagógicas e orientações sobre matrículas e transferências são alguns dos demais atendimentos da pasta

O estande da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) recebeu a comunidade do Jardim Itaipu e adjacências durante a sexta edição do Mutirão da Prefeitura, iniciado na manhã deste sábado, 26. Atividades recreativas, pedagógicas e orientações sobre matrículas e transferências são alguns dos atendimentos oferecidos até o fim da manhã deste domingo, 27.

Além das oficinas de pintura facial, balangandã, desenho livre e distribuição de mudas do Projeto Horta Escolar, o estande da SME conta com uma novidade neste Mutirão: a oficina de games com uso de computadores, que utiliza a tecnologia para ensinar noções básicas de programação e letramento. Por meio do game “Soletrando”, participantes podem ampliar conhecimento de forma divertida. “Achei muito interessante. É bem legal!’, afirmou Elenice Mariano Andrade, 7 anos.

Moradora do bairro Jardim Itaipu desde quando ele foi fundado, Thaís Xavier, aproveitou o Mutirão pra solicitar uma vaga em um Cmei da região para a filha, Beatriz Vitória Xavier dos Santos, 2 anos. Uma oportunidade imperdível. Fui muito bem atendida aqui, tudo muito bem organizado ‘, ressaltou.

Obras nas unidades educacionais

Durante toda a semana que antecedeu esta edição do Mutirão, a equipe da Prefeitura de Goiânia se dedicou aos reparos nas estruturas físicas das unidades educacionais da região. Pelo Programa Escola Viva, 11 unidades receberam recursos para reforma e manutenção dos prédios. São elas: Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Andreia Cristina, Cmei Consuelo Nasser, Cmei Professora Nair Jubé Borges, Cmei Real Conquista, Cmei Oriente Ville, Cmei Residencial Itaipu e escolas municipais Engenheiro Robinho Martins de Azevedo, Luiza de Souza Fiuza, Residencial Itaipu, Renascer e Tempo Integral Grajaú.

‘A junção do Mutirão com o Programa Escola Viva busca beneficiar as nossas instituições na estrutura física. Nós, da SME, nos preocupamos com a construção pedagógica das escolas e Cmei, mas também consideramos que uma unidade com reparos e pintura em dia, bonita, faz toda a diferença, pois nossos alunos e profissionais precisam e merecem. E o Mutirão tem nos ajudado a proporcionar isso’, afirmou o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa.

Hortas escolares de oito instituições também foram revitalizadas com o plantio de mudas, por meio do Projeto Horta Escolar, realizado pela Gerência do Programa de Alimentação Escolar, que inclusive distribuirá até o fim do Mutirão cerca de 1.900 mudas de hortaliças (alface, acelga, rúcula, pimenta, jiló, berinjela, couve), além de kits de semente de coentro, rúcula, alface e salsa.

Esporte

Para esta edição do Mutirão, a equipe de Esportes da SME promoveu a Jornada de Futebol, com jogos e premiação com medalhas e troféu. ‘São mais de 250 crianças e adolescentes e os professoresdas Escolinhas de Futebol participando. Uma forma de promover o esporte e a integração social’, afirmou Aguinaldo Lourenço, gerente de Iniciação Esportiva, Esporte Educacional e Rendimento da SME.

Lívia Máximo, da editoria de Educação e Esporte

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *