Sexta edição do Mutirão leva o Horta para Todos ao Residencial Real Conquista

Projeto, que tem o objetivo de ocupar terrenos baldios e ociosos com o cultivo de hortaliças, é supervisionado pela Sedetec e coordenado por representante da Semas

O projeto “Horta para Todos”, idealizado pela primeira dama de Goiânia, Dona Íris de Araújo, ainda na década de 80, ganhou corpo na atual administração do prefeito Iris Rezende e começa a preencher os lotes baldios e terrenos ociosos da Capital. Dessa vez, o projeto chega ao Residencial Real Conquista, região sudoeste de Goiânia, um dos 21 bairros contemplados pela sexta edição do Mutirão da Prefeitura, cujo ponto alto acontece neste sábado, 26, e domingo, 27 de agosto. A estrutura que abriga os estandes da prefeitura está montada no Residencial Itaipu.

O objetivo do projeto é levar aos cidadãos novas ações de aproveitamento de terras para projetos sociais voltados para a produção de alimentos para o consumo próprio, visando economia e qualidade do produto. Além disso, o Horta para Todos surge como uma alternativa à fome, à urbanização da cidade e ao exercício da cidadania, já que as hortas comunitárias buscam o envolvimento da população no cuidado com a plantação. O projeto é coordenado pelo diretor de abastecimento e agricultura familiar da Prefeitura de Goiânia, Rodrigo Miranda Ribeiro, e no Real Conquista é supervisionado pela diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do setor, Viviane Mota Freitas.

De acordo com Viviane, o envolvimento da comunidade com a plantação da horta no setor tem sido contagiante e mostra a importância que o projeto representa para toda a população de Goiânia, principalmente para os moradores de regiões mais periféricas, onde ainda é possível notar lotes e terrenos públicos vazios, cuja destinação ainda não foram preenchidas. “É muito gratificante ver o empenho das pessoas com esse projeto. Crianças, jovens, adultos e até idosos estão contribuindo com a realização da horta, e agora vão ajudar a cuidar até o momento da colheita”, ressaltou.

Além de ações como essa, o Mutirão da Prefeitura leva uma série de outros serviços à comunidade da região. Atendimentos na área da saúde, educação, apoio jurídico, emissão de documentos, doação de animais, cuidados com a higiene e beleza e atividades culturais são oferecidas aos moradores nos dois dias da frente de serviços que reúne todas secretarias da prefeitura de Goiânia. Obras de infraestrutura, limpeza, pintura de meios-fios e sinalização de trânsito, roçagem e retirada de entulhos estão sendo realizadas desde o início da semana em todos os bairros que compõem essa edição do Mutirão.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *