Saúde leva para o 6º Mutirão atendimentos de prevenção ao câncer de mama

Serviços inéditos na ação itinerante, exames e orientações visam reduzir incidência deste tipo de tumor, o segundo que mais acomete as brasileiras

Durante o 6º Mutirão da Prefeitura, que acontece neste sábado, 26, e domingo, 27, no Jardim Itaipú, serão realizados pela primeira vez atendimentos de prevenção ao câncer de mama. Mulheres com mais de 40 anos que não tenham feito mamografia no período de um ano podem passar pela triagem no local. Elas serão encaminhadas para o Hospital e Maternidade Dona Iris, onde será realizado o exame.

No evento, as presentes vão receber orientações sobre a doença, o autoexame e a importância de procurarem a unidade de saúde para realizar anualmente os exames necessários para prevenção. Esse é o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A gerente de Atenção Secundaria e Terciária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Milena Sales explica que a ação tem o intuito de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que toda mulher, após os 40 anos de idade, deve ter uma rotina anual de exames de mamografia.

A doença não apresenta sintomas na fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. “Quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais altas são as taxas de sucesso do tratamento”, acrescentou a gerente. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a taxa de sobrevida após cinco anos (porcentagem de pacientes que vivem pelo menos cinco anos após o diagnóstico) é maior quando a doença é detectada em estádios iniciais.

Ter uma vida saudável também é importante para prevenir o câncer de mama. Segundo o Inca, 30% dos casos desse tipo de doença podem ser evitados com bons hábitos. Entre as recomendações, estão a prática regular de atividade física, uma alimentação saudável, manter um peso adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Mais de 65% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração. O dado reforça a importância do autoexame e da observação das mudanças no corpo para a prevenção da doença, mas, principalmente, de procurar tratamento e orientação médica. Na Capital as mulheres podem procurar uma unidade de saúde municipal e fazer a requisição do exame de mamografia em qualquer época do ano.

SERVIÇO
Assunto: Saúde leva prevenção contra câncer de mama para mutirão
Data: Sábado, 26, e domingo, 27 de agosto de 2017
Horário: Das 8 às 17 horas, no sábado, e das 8 às 12 horas, no domingo.
Local: Jardim Itaipú

Roberta Rodrigues, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *