Centro de Saúde Parque Anhanguera abre roda de debates sobre amamentação

Café com Prosa é parte da agenda do Agosto Dourado, ação para incentivo ao aleitamento materno

Os impactos do período de amamentação e a correlação entre a alimentação do bebê e a saúde do binômio mãe-filho são temas de rodas de debates que integram as atividades do Agosto Dourado no Centro de Saúde Parque Anhanguera. Ao todo, cinco encontros formam a agenda Café com Prosa, evento pensado como parte da ação nacional que durante todo este mês incentiva o aleitamento materno. O próximo deles, que ocorre na quarta-feira, 23, às 15 horas; vai colocar em pauta o vínculo entre saúde bucal e alimentação da criança. O debate será mediado pela odontóloga da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Simone Andreia Costa Araújo.

O aleitamento materno, além de ser considerado o principal alimento para o bebê até os seis primeiros meses de vida, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS); tem influência direta na saúde bucal. A amamentação exercita a sucção do bebê, favorece o desenvolvimento muscular e ósseo do rosto, adéqua o posicionamento do queixo e da língua, além de melhorar a respiração. Também serão debatidas questões como higiene bucal antes do nascimento dos dentes, quando inserir a escova e o creme dental, a dieta a ser adotada a partir da primeira dentição, treinamento dos movimentos mastigatórios e musculares, entre outros. O principal objetivo do encontro é compartilhar boas práticas e sanar dúvida sobre o assunto, inclusive em relação ao uso de chupetas.

“Criamos essas rodas de conversa com grupos de gestantes para troca de experiências, para tirar dúvidas e para disponibilizar orientação dos profissionais convidados para a mediação”, explica a coordenadora-geral da unidade, Fabiane da Silva. Também tem agenda do Café com Prosa na quinta-feira, 24, às 9 horas, data em que serão debatidas as alterações psicoemocionais no pós-parto e o suporte familiar necessário para a amamentação. O quarto encontro será na quinta-feira, 31, às 09 horas, quando entra em pauta os feitos do uso de medicamentos durante a amamentação. A última roda está marcada para o dia 06 de setembro, quarta-feira, às 09 horas. O assunto norte do debate será o período de amamentação e retorno ao trabalho. Na data haverá café da manhã comemorativo pelo fim do ciclo de debates.

Os trabalhos do Café com Prosa foram abertos na última quinta-feira, 17, com deliberações a respeito de alimentação e amamentação. As inscrições são limitadas, gratuitas e podem ser feitas até nas vésperas dos encontros.

Serviço
Assunto: Centro de Saúde do Parque Anhanguera abre roda de debates sobre amamentação
Datas:
– 23 de agosto, quarta-feira. às 15 horas
– 24 de agosto, quinta-feira, 9 horas
– 31 de agosto, quinta-feira, 9 horas
– 06 de setembro, quarta-feira, 9 horas
Local: Centro de Saúde do Parque Anhanguera
Endereço: Rua Machado de Assis, 673, Parque Anhanguera
Mais informações: 3254-1511

Por Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Saúde

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *